Empresas

Novos parques da Bluepharma em Coimbra com apoio do capital de risco

António Alves | 4 meses atrás em 19-12-2023

A C2 Capital passou a ser, desde esta terça-feira 19 de dezembro, o mais recente accionista da Bluepharma. A empresa de capital de risco assinou com a multinacional farmacêutica conimbricense um acordo no valor de 30 milhões de euros que permitirá reforçar a estratégia de investigação e desenvolvimento através do projeto “Coimbra Life Sciences Park” em Cernache (Coimbra) e o CiNTech, fruto de uma parceria com a Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Este projeto, que se insere no Plano de Resistência e Recuperação (PRR), pretende promover a criação e capacitação do primeiro Polo Tecnológico inteiramente dedicado a medicamentos injetáveis complexos em Portugal. O acordo foi anunciado durante a apresentação da “Pharmacopea Lusitana Reformada” que decorreu na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Bluepharma Paulo Barradas, a empresa passa a participar de forma minoritária (10%) no capital da multinacional conimbricense.

PUBLICIDADE

O administrador referiu que este investimento permite fortalecer a empresa para a terceira década de vida e que “será marcada por profundas mudanças no perfil da empresa”. “De uma empresa que se sustentou num portfólio de medicamentos genéricos para ambulatório passará, no futuro, a ter uma importância crescente nos mercados oncológicos e nas estratégias terapêuticas de vanguarda”, afirmou.

Do lado da C2 Capital, o sócio e administrador André Oliveira disse que a estratégia passa por investir em empresas competitivas, com “capacidade permanente de desenvolver atividades de I&D e com equipas de gestão altamente qualificadas”. A empresa de private equity tem mais de 14 anos e mais de 800 milhões de euros de capital angariado junto de centenas de investidores. Neste momento, possui um portfólio com investimento em 42 empresas de diferentes dimensões e setores.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE