Silo-Auto dos CHUC não anda nem desanda!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-04-2018

 

PUBLICIDADE

O SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais vai requalificar todos os espaços de estacionamento dos 3 hospitais que integram a universalidade do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, informava o Notícias de Coimbra no dia 27 de abril de 2017. Um ano depois, não é bem assim.

chuc 2

PUBLICIDADE

A operação anunciada por Martins Nunes, quando já se sabia que mais dia menos dia não seria reconduzido para mais um mandato como Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra CHUC), foi rejeitada por Fernando Regateiro, o seu sucessor.

Questionado por Notícias de Coimbra sobre se o estacionamento ia nascer antes ou depois da nova maternidade que pretende “plantar” no CHUC, Fernando Regateiro aproveitou para desmentir o que tinha sido anunciado pelo seu antecessor.

PUBLICIDADE

publicidade

O actual Presidente do Conselho de Administrativo do CHUC afirmou peremptoriamente que não existe qualquer negócio com o SUCH para construção e exploração do silo-auto no espaço do CHUC.

O silo está neste momento a ser considerado, estamos neste momento a desenvolver trabalhos para encontrar quem o faça em projecto de construção-exploração. Estamos a afinar o modelo de negócio, adianta, pouco convicto, o líder do CHUC.

O SUCH é uma das entidades consultadas, vamos consultar outras, diz Fernando Regateiro, que admite entregar o estacionamento a privados, pois este não faz parte do core business do CHUC.

Sobre a alegada sessão de propaganda de Martins Nunes, Fernando Regateiro disse que “cada um responde por aquilo que apresenta”.

Actualmente, Martins Nunes é Alto-Comissário para a reunião regional da Cimeira Mundial de Saúde, uma iniciativa do Coimbra Health, um consórcio constituído entre a Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Neste vídeo de um Directo NDC pode ouvir tudo:

Recordamos que nessa conferência de imprensa em abril de 2017 foi adiantado que o SUCH, representado pelo seu líder Paulo Sousa iria cobrar pelo estacionamento em toda a área do CHUC. Prometia apresentar um tarifário moderado e diferenciado,  garantindo “acesso a utentes e familiares, funcionários e fornecedores, sem constrangimentos exagerados”.

O Silo de 4 pisos no HUC teria 1200 lugares de estacionamento e uma área de construção de 6 500m2. Estava prevista a Requalificação de todos os espaços envolventes, incluindo o espaço de Celas, onde vão pode estacionar 1240 viaturas.  Ao todo vão ser disponibilizados 2.440 lugares de estacionamento, adiantavam o CHUC e o SUCH.

O acordo entre as duas entidades prometia reorganizar e controlar o estacionamento no Hospital Pediátrico, que passará a disponibilizar 650 lugares.

Ainda no âmbito da mesma parceria, o Hospital dos Covões teria 6 parques de estacionamento. 580 viaturas vão poder estacionar nestas áreas da unidade hospitalar de São Martinho do Bispo, garantiam Martins Nunes e Paulo Sousa.

O projeto apresentado traduzia-se num investimento de cerca de 20 Milhões de Euros. A requalificação dos estacionamento das 3 unidades hospitalares deveria estar concluída até Dezembro de 2018. Já viu que não estará, mas quem espera 30 anos aguarda mais uma décadas enquanto vai pagando umas multas por estacionar no último “buraco” que encontrar.

Conheça mais pormenores do projecto que iria ser executado  com 3o anos de atraso:


Veja o que foi dito na conferência de imprensa dos responsáveis do CHUC e dos SUCH.

Relembramos que o Presidente da Câmara de Coimbra disse que soube destes negócios  através da comunicação social e logo no dia 28 de abril de 2017 afirmou que não tinha conhecimento oficial do que andavam a querer edificar neste pedaço do  seu concelho.

Estamos numa cidade onde há regras, onde há procedimentos obrigatórios, afirmou então Manuel Machado, antes de informar que a Câmara Municipal de Coimbra não tinha conhecimento da construção deste Parque de Estacionamento. “Não conheço a posposta”, assegurou.

6 meses depois e com uma nova administração do CHUC, Manuel Machado revelou na reunião do executivo municipal de  27 de novembro de 2017 que o município aprovou o anteprojecto do silo-auto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE