Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CHUC com bênção da Câmara para construir silo-auto com 1200 lugares

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-11-2017

O SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais revelou no dia 26 de abril que ia requalificar todos os espaços de estacionamento dos 3 hospitais que integram a universalidade do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Presidente da Câmara soube pela comunicação social e logo no dia seguinte afirmou que não tinha conhecimento oficial do que andavam a querer edificar neste pedaço do concelho.

6 meses depois e com uma nova administração do CHUC, Manuel Machado revelou na reunião do executivo municipal deste dia 27 de novembro que o município aprovou o anteprojecto do silo-auto, que assim começa a “ter pernas para andar” em 2018, 2019, 2020…

PUBLICIDADE

publicidade

chuc 4

 

PUBLICIDADE

 

Estamos numa cidade onde há regras, onde há procedimentos obrigatórios, afirmou então Manuel Machado, antes de informar que a Câmara Municipal de Coimbra não tinha conhecimento da construção deste Parque de Estacionamento. “Não conheço a posposta”, assegurou.

Esta declaração do líder do município contrariava as afirmações do SUCH e do CHUC, que durante a apresentação do projecto de requalificação do estacionamentos dos hospitais tinha dito que que a autarquia tinha conhecimento das suas intenções.

Aguardamos a apresentação do projecto na CMC. Antes do projecto ser publicitado, seria adequado que nós tivéssemos sido consultados. Não é por ai que o gato vai às filhoses, mas é importante que não seja mais uma anúncio”, ironizava Manuel Machado.

O Presidente da Câmara, preocupado com a ilegalidade que se regista no âmbito do estacionamento na área do hospital desde que este foi construído, espera que o projecto esteja como manda a lei e promete uma análise célere e independente logo que o pedido de licença de entrada nos serviços municipais. O licenciamento é indispensável e obrigatório, avisou Manuel Machado nessa tarde de 27 de abril.

Eu não alinho sobre soluções que são coelhos retirados da cartola, que depois fogem, avisa o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, numa indirecta directa a Martins Nunes, que entretanto cedeu o lugar de presidente do CHUC a Fernando Regateiro.

Veja todas as declarações de Manuel Machado:


A operação anunciada em abril inclui a edificação de Silo Automóvel no Pólo do HUC com capacidade de estacionamento de 1200 viaturas. A requalificação dos actuais “parques de estacionamento” vai permitir o aparcamento de mais 1240 veículos.

chuc 2

O SUCH vai cobrar pelo estacionamento em toda a área do CHUC. Promete apresentar um tarifário moderado e diferenciado,  garantindo “acesso a utentes e familiares, funcionários e fornecedores, sem constrangimentos exagerados”.

chuc 3

A iniciativa foi apresentada no 26 de abril, pelo então Presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes e pelo Presidente do Conselho de Administração do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, Paulo Sousa

O Silo de 4 pisos no HUC terá 1200 lugares de estacionamento e uma área de construção de 6 500m2.

Está prevista a Requalificação de todos os espaços envolventes, incluindo o espaço de Celas, onde vão pode estacionar 1240 viaturas.  Ao todo vão ser disponibilizados 2.440 lugares de estacionamento.

A Ligação pedonal entre o Silo e o Hospital será efectuada através de uma ponte com um moderno tapete rolante.

SUCH e CHUC acreditam que o novo estacionamento terá uma ligação à Circular Externa, mas nenhum dos responsáveis sabe dizer como ou quando.

PEDIÁTRICO

Estacionar no Hospital Pediátrico de Coimbra poderá vir a ser bem mais fácil e seguro.

O SUCH também vai reorganizar e controlar o estacionamento no Hospital Pediátrico, que passará a disponibilizar 650 lugares.

COVÕES

O Hospital dos Covões terá 6 parques. Será colocado alcatrão onde agora há pó ou lama.

580 viaturas vão poder estacionar nestas áreas da unidade hospitalar de São Martinho do Bispo.

chuc1

O projeto apresentado traduz-se num investimento de cerca de 20 Milhões de Euros. A requalificação dos estacionamento das 3 unidades hospitalares deverá estar concluída até Dezembro de 2018.

A receita é  partilhada entre o CHUC e o SUCH (para operação e amortização do  investimento).

O Projeto e conceção da obra, bem como a gestão operacional (onde se inclui tarifário, investimento, regulamento de funcionamento e prazo de duração), será concretizado através de assinatura de protocolo a acertar por consenso entre CHUC e SUCH, em data a anunciar.

Embora ainda não saiba como vai fazer, o SUCH promete uma “Solução Integrada” para os 3 hospitais,  apresentando um “Sistema de Controlo Global”, com um único cartão para todos os Parques e a criação do “conceito de utilizador único no CHUC”.

Os promotores  acreditam que este projeto apresenta vantagens como a capacidade de investimento sem recurso ao Orçamento do Estado.

A Garantia de acesso a utentes, familiares e colaboradores; Segurança; Disciplina e Regulação de fornecedores sem constrangimentos exagerados são outras das mais valias elencadas pelo SUCH e CHUC.

Conheça mais pormenores do projecto que vai ser executado  com 3o anos de atraso:


Veja o que foi dito na conferência de imprensa dos responsáveis do CHUC e dos SUCH.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com