Coimbra

Novo estudo sobre vírus da dengue pode possibilitar criação de futuras vacinas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-05-2021

Um estudo hoje publicado na revista Nature Communications relata a descoberta de novos possíveis biomarcadores para prever respostas clínicas e imunitárias à infeção por dengue, avanço que poderá ser fundamental para futuras vacinas.

PUBLICIDADE

O objetivo deste estudo, conduzido pelo professor associado do departamento de Microbiologia e Genética Molecular (MMG, em inglês), da Universidade de Vermont (UVM), Sean Diehl, era encontrar biomarcadores e previsões de respostas clínicas e imunológicas à infeção por dengue, que totalizou, em 2019, 400 milhões de casos.

À semelhança dos casos de covid-19, provocados pelo coronavírus SARS-CoV-2, a dengue pode ser assintomática ou desenvolver uma doença grave que pode ser fatal.

PUBLICIDADE

Com as alterações climáticas, vírus que se encontravam limitados a áreas tropicais, como Sudeste Asiático e América Latina, passaram a estar presentes em regiões como a Europa ou o sul dos Estados Unidos da América.

Atualmente, apenas uma vacina, Dengvaxia, foi aprovada para um subconjunto de pessoas em situação de risco em áreas endémicas.

PUBLICIDADE

publicidade

Em investigações anteriores, Diehl e a presidente do MMG, Beth Kirkpatrick, demonstraram que a vacina que está a ser desenvolvida em conjunto com o instituto John Hopkins e com institutos nacionais de saúde de vários países ativa uma resposta imunitária que protege contra a dengue, noticia hoje a agência espanhola Efe.

A fórmula utiliza a técnica do vírus enfraquecido, que serve de base para as vacinas mais eficazes contra muitas doenças virais.

No estudo, os investigadores combinaram dados genómicos com dados clínicos recolhidos durante o acompanhamento dos sujeitos expostos ao vírus da dengue.

A equipa encontrou fortes correlações entre a ativação de genes imunitários específicos e a capacidade dos sistemas imunitários dos participantes para ativar mecanismos de defesa celular precoces e produzir anticorpos protetores contra o vírus.

Estes dados oferecem novos potenciais biomarcadores para caracterizar a infeção pelo vírus da dengue, assim como novas vias que poderão ser exploradas para combater a replicação viral.

“Estes resultados também nos deram algumas pistas sobre como podemos ser capazes de aumentar as repostas imunitárias de proteção, que é o objetivo de desenvolver vacinas eficazes”, referiu Diehl, citado pela Efe.

Diehl e Kirkpatrick estão também debruçados sobre a duração da imunidade após a administração da vacina, uma vez que, segundo a presidente do MMG, “o objetivo de uma boa vacina é conseguir uma resposta imunitária protetora duradoura”.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelos mosquitos ‘Aedes aegypt’ e ‘Aedes albopictus’.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE