Coimbra

Neste festival em Coimbra, o segredo está no molho. É de comer e ficar (muito) satisfeito

António Alves | 2 semanas atrás em 04-05-2024

Apesar da chuva, muitos conimbricenses, e não só, deslocaram-se este sábado à hora de almoço ao Parque Dr. Manuel Braga para provar as francesinhas à moda do Porto servidas por 4 restaurantes da cidade Invicta.

PUBLICIDADE

As opções vão desde este prato típico nortenho à moda antiga ou tradicional, sem esquecer a opção vegan ou, até mesmo, a francesinha em forno de lenha.

O restaurante Alicantina é um dos totalistas da participação no evento conimbricense. Em declarações ao Notícias de Coimbra, o sócio Francisco Valente referiu que o espaço dispõe de duas opções para os clientes.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Carregue na galeria para conhecer o Festival das Francesinhas

PUBLICIDADE

De um lado, a francesinha tradicional e, do outro, à moda antiga. As duas são feitas com pão bijou e, ao invés do bife, levam carne assada. “O resto é tudo igual: mortadela, fiambrinho e queijo, entre outros produtos”, referiu.

Depois, o molho que tem um segredo não revelado pelo sócio do Alicantina e que, para muitos, é considerado “o melhor” devido ao picante usado.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Francisco Valente

Numa das pontas do Parque Manuel Braga não estranhe se vir um forno de lenha. É aqui que o Alfandegadouro prepara a sua francesinha especial.

Dentro de um prato em barro, os comensais podem desfrutar deste prato típico nortenho. Israel Sousa, proprietário da casa com 11 anos de existência, explicou ao Notícias de Coimbra que o prato em barro “conserva o calor”, permitindo a todos aqueles que levem este prato ele esteja sempre quente até à garfada final.

Sobre o molho, Israel Sousa apenas pode revelar que leva três tipos de vinho e demora entre 5 a 6 horas a cozinhar para que o álcool evapore. “Como antigamente, toda a comida feita em forno a lenha tem um sabor totalmente diferente”, afirmou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Israel Sousa

Os preços variam entre os 10 euros (modo tradicional e à moda antiga), 12 euros (vegan) e 13 euros (forno a lenha). Cada dose de batatas fritas custam 2 euros, as bebidas entre 1 e 2 euros e o café custa 1 euro.

As senhas têm de ser adquiridas numa barraca de madeira situada mais do lado do Parque Verde, tendo os interessados cerca de 250 lugares sentados para poderem consumir a francesinha solicitada.

O horário de funcionamento é o seguinte: sábado e domingo entre as 12:00 e as 23:00 e de segunda a sexta-feira entre as 12:00 e as 15:00 e entre as 19:00 e as 23:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE