Educação

Alunos de Mira participam em ação de sementeira para promover a preservação dos polinizadores

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 17-05-2024

PUBLICIDADE

No âmbito do projeto BeeFood, realizou-se no dia 16 de maio, em Mira, uma ação de sementeira com a participação dos alunos da comunidade escolar local. O objetivo da iniciativa foi envolver as crianças na transformação de áreas florestais em campos de alimentos para abelhas e outras espécies polinizadoras, bem como sensibilizar para a importância destes insetos na manutenção dos ecossistemas saudáveis e na produção de alimentos.

O projeto BeeFood, liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e financiado pelo Fundo Ambiental, visa criar campos de alimentação polinizadores, recuperando espaços nos territórios para plantar flora.

PUBLICIDADE

Esta transformação será alcançada através da rearborização com espécies autóctones e da sementeira de plantas herbáceas perenes. As áreas a intervencionar abrangem um total de 13,63 hectares nos municípios da Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Penacova, Pampilhosa da Serra e Soure.

Os objetivos do projeto incluem, assim, a redução da área de regeneração natural de Eucalyptus spp, a recuperação de áreas atualmente dominadas por espécies exóticas invasoras, o aumento da biodiversidade em áreas de monocultura e a promoção da transformação da paisagem, visando a redução da perigosidade e do risco de incêndio rural.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE