Saúde

Projetos inovadores discutidos no Fórum Internacional da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 09-01-2024

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) realiza, amanhã, dia 10 de janeiro, o seu 16º Fórum Internacional de Empreendedorismo, evento através do qual “pretende dar a conhecer diferentes experiências empreendedoras que desafiem os estudantes para a criação de projetos, criação de empresas e/ou criação do seu próprio emprego”.

PUBLICIDADE

“A bridge to hope” (“Uma ponte para a esperança”) é o título da conferência inaugural deste encontro, a proferir, pelas 9:20h, pelo cofundador da Smiling Gecko Cambodia, um projeto social educativo para retirar crianças desfavorecidas da pobreza no Camboja.

A sessão de abertura deste fórum, será pelas 9:00h, com as presenças de António Amaral, Presidente da ESEnfC, Ananda Fernandes, diretora do curso de licenciatura em Enfermagem, João Apóstolo, coordenador científico da UICISA: E, e Pedro Parreira, coordenador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC.

PUBLICIDADE

A decorrer no auditório da ESEnfC no Polo A, junto ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, o encontro prossegue com a apresentação da plataforma online Patient Innovation, à qual doentes e cuidadores de todo o mundo estão ligados com o objetivo de “partilhar soluções que os próprios desenvolveram, ou que criaram com a ajuda de um colaborador para ultrapassar um desafio imposto por um problema de saúde”. A apresentação está a cargo da diretora executiva do projeto, Maria João Jacinto.

Segue-se, ainda no período da manhã, pelas 10:40h, o painel Inovar em Saúde, com comunicações sobre a “EUGIN Fertilidade”, por Teresa Almeida Santos, e sobre o “Impacto da impressão de órgãos a 3D”, por Henrique Cabral.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda antes do almoço, às 11:50h, haverá tempo para a apresentação do concurso de ideias de negócio Poliempreende, desenvolvido a nível nacional no seio das comunidades académicas do ensino superior politécnico. A apresentação do Poliempreende será feita pelo professor Hugo Neves, coordenador da edição de 2024 do concurso na ESEnfC.

Antes, Rosa Rodrigues e Sandra Ferreira falarão do projeto Urin-all, com o qual conquistaram, em 2023, o 1º prémio da fase regional do concurso Poliempreende na ESEnfC.

O 16º Fórum Internacional de Empreendedorismo é organizado pelo Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC, com o apoio do Serviço de Apoio aos Novos Graduados da instituição, que, entre as 9:00h e as 16:30h de amanhã, promove um Open Day sobre empregabilidade nacional e internacional para os estudantes, que contará com a presença de empresas e instituições de recrutamento de profissionais de saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE