Coimbra

Morreu o “Tozé” do Bloco de Esquerda de Coimbra

António Alves | 4 meses atrás em 06-01-2024

António José André, militante e antigo funcionário do Bloco de Esquerda em Coimbra, faleceu esta sexta-feira, 5 de janeiro, à noite na sua habitação. O “Tozé”, como era conhecido pelos amigos, faleceu vítima de doença do foro respiratório.

PUBLICIDADE

A notícia foi dada através da página pessoal do Facebook do antigo deputado bloquista José Manuel Pureza. “O Tozé era o rosto da militância. De uma entrega total e sem reservas às melhores causas. Sempre a juntar gente e a juntar forças. Neste momento em que parte, dizemos o que ele sempre nos dizia: la lucha sigue!”.

Natural de Moçambique mas a morar em Coimbra, António José André era professor do ensino básico e um dos fundadores do Bloco de Esquerda e responsável pela organização local. Foi igualmente ativista do Movimento Cidadãos por Coimbra. Diariamente, fazia os seus passeios pela Baixa da cidade e frequentava alguns dos seus cafés.

PUBLICIDADE

Numa mensagem enviada ao Notícias de Coimbra, José Manuel Pureza referiu que o Tozé “foi um militante abnegado e incansável de todas as lutas pela igualdade e contra a discriminação. Sempre com um espírito unitário invulgar. Coimbra perde um lutador generoso e solidário”.

Júlia Correia, militante bloquista e antiga candidata ao município de Miranda do Corvo, escreveu na sua página do Facebook que António José André se destacou “pela divulgação da arte, música e cultura e pela defesa de um mundo mais justo e fraterno”. “De uma generosidade sem limites, o Tozé dedicou a sua vida aos outros. Professor de profissão, por mão própria, divulgou e ensinou de forma abnegada tudo o que sabia”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda não é conhecida a data e hora do funeral.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE