Primeira Página

Miranda do Corvo investe meio milhão de euros na requalificação de espaço público

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 28-02-2024

As obras de reformulação do espaço público na rua Belisário Pimenta, no centro de Miranda do Corvo, vão custar cerca de meio milhão de euros, anunciou hoje a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Com um prazo de execução de 180 dias, a empreitada arrancou esta semana e tem um financiamento de 305.887,30 euros do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), ascendendo o investimento total a 453.749,11 euros.

“A empreitada reveste-se de grande interesse e (…) visa a requalificação do espaço público de forma amiga de todos os que circulam nesta via”, paralela ao rio Alheda, “muito movimentada do ponto de vista pedonal”, informou a autarquia, no distrito de Coimbra, num comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

Trata-se da requalificação do espaço público de uma das principais artérias da vila, que “permite o acesso aos vários serviços públicos que se situam nas imediações”, como a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, o Julgado de Paz, o Cartório Notarial e a Conservatória do Registo Civil e Predial, além da sede do Mirante, o único jornal local.

“Esta empreitada promove a melhoria de acessibilidades e utilização do espaço público, nomeadamente a pessoas com mobilidade condicionada, segundo a nota da Câmara, presidida por Miguel Baptista.

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção consiste na “reformulação de passeios e vias de circulação automóvel, aumentando largura de passeios onde possível e diminuindo faixas de rodagem, privilegiando a deslocação pedonal em detrimento” das viaturas motorizadas.

Com esta empreitada, “serão renovadas e tornadas acessíveis” as pontes pedonais sobre o rio, junto ao edifício dos Paços do Concelho e ao jardim municipal adjacente.

A rua Belisário Pimenta, na margem esquerda do Alheda, perpetua a memória do historiador e militar republicano Belisário Maria Bustorf da Silva Pinto Pimenta (1879-1969), com raízes familiares em Miranda do Corvo, concelho a que dedicou alguns dos seus trabalhos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE