Ministro do Ambiente visitou Book in Loop

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 05-07-2017

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, defendeu hoje que a economia circular conduz à abundância, apostando na reutilização dos bens materiais.

PUBLICIDADE

“O modelo da economia circular conduz à abundância”, enquanto a “economia linear” leva à escassez de recursos, afirmou em Coimbra o ministro do Ambiente.

Na sua opinião, importa “construir um modelo de igual crescimento e de igual bem-estar”.

PUBLICIDADE

João Matos Fernandes intervinha, no Instituto Pedro Nunes (IPN), no âmbito de uma visita às instalações da empresa Book in Loop.

Fundada em 2016 e desde então incubada no IPN, ligado à Universidade de Coimbra, esta ‘startup’ tecnológica liderada pelo jovem João Bernardo Parreira emprega atualmente 24 pessoas, aposta na economia circular na área da educação.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos a falar de negócio”, disse o ministro, num encontro com a administração da empresa, salientando que se trata de “negócios muitos importantes e muito capazes” associados a preocupações de ordem ambiental.

A Book in Loop, por exemplo, criou um serviço de reutilização de livros e outros materiais didáticos para o ensino básico e secundário, distinguido com Prémio Nacional Indústrias Criativas, com que consegue “criar riqueza e emprego, sem andar a consumir papel”.

O ministro do Ambiente defendeu a necessidade de os cidadãos “serem cada vez mais utilizadores e serem cada vez menos consumidores”.

Entretanto, a ‘startup’ de Coimbra “concluiu uma ronda de investimento que lhe permitirá lançar um novo produto para o ensino universitário”, segunda uma nota da empresa.

João Bernardo Parreira informou que, com este negócio, a Book in Loop pretende, até ao fim do ano em curso, permitir a “poupança de três milhões de euros” às famílias portuguesas “e evitar a emissão de 300 toneladas de CO2” para a atmosfera.

João Matos Fernandes sublinhou que o Governo “tem uma aposta claríssima” na economia circular, em linha com o pacote de medidas nesta área apresentado pela Comissão Europeia, em 2015.

O ministro do Ambiente esteve hoje na Book in Loop no âmbito de uma série de visitas a projetos de economia circular, em diferentes pontos do país.

Lançada em junho, a consulta pública do Plano de Ação Nacional para a Economia Circular decorre até 31 de julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE