Região

Meruge quer combater desertificação. Feira mostra o melhor da aldeia para atrair moradores (com videos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 14-11-2022

Meruge é a aldeia de granito no sopé da Serra da Estrela onde a criação e comercialização de porcos foi a subsistência de muitos habitantes. Conhecida como a “terra dos porqueiros”, a localidade, sede de freguesia no concelho de Oliveira do Hospital, tem visto a população diminuir ao longo das décadas, revelou o presidente da Junta. Este domingo foi exceção e a aldeia encheu-se de vida para receber largas centenas de visitantes na Feira do Porco e do Enchido. Quem sabe se alguns ficaram a pensar em mudar-se para Meruge.

PUBLICIDADE

Organizar uma feira com produtos locais, como os enchidos e os queijos, vários locais de refeições, uma área infantil, um mercado romano, feira de artesanato requereu o envolvimento das associações da freguesia, salientou o presidente da Junta, João Abreu em entrevista ao Notícias de Coimbra. Sublinhou que este tipo de inciativas podem dar a conhecer Meruge e assim promover a qualidade de vida da aldeia para atrair habitantes.

“Celebrar as características do mundo rural” para além da mostra das tradições de “terra de porqueiros” como é Meruge foi como o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital descreveu o certame, também em direto para o NDC. João Francisco Rolo realçou ainda o regresso à vida da aldeia com realização da Feira ao mesmo tempo que promove o concelho. O autarca sublinhou o empenho de todas as pessoas envolvidas na preparação da feira.

PUBLICIDADE

Durante todo o dia, o forno comunitário da aldeia esteve acesso e o Notícias de Coimbra foi conhecer as duas irmãs sexagenárias enquanto produziam centenas de pães artesanais e bôlas de carne com tempero de enchidos ou de bacalhau. 

Veja tudo nos diretos do Notícias de Coimbra na Feira do Porco e do Enchido de Meruge.

PUBLICIDADE

publicidade

 

 

 

Por Maria da Graça Polaco, Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE