Coimbra

Meruge prepara-se para a Feira do Porco e do Enchido

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-11-2016

No próximo domingo, 13 de Novembro, a Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, vão encher-se de gente, animação, artesanato e sabores únicos da gastronomia local, para celebrar a 14.ª edição da Feira do Porco e do Enchido.

PUBLICIDADE

unnamed

Certame nascido para evidenciar o papel dos “porqueiros” no desenvolvimento económico da Freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, a Feira do Porco e do Enchido afirmou-se nestes 14 anos de sucessos, como o mais vernáculo e atrativo cartaz lúdico/gastronómico da Beira-Serra. Um espaço único de gastronomia ancestral, de animação de rua multifacetada e permanente, de valorização dos produtos e do Mundo Rural, de aposta na música e na cultura populares.

PUBLICIDADE

A par da gastronomia típica assente nas saborosas iguarias que só se encontram nesta freguesia, como o “Arroz de Suã”, os “Torresmos à Moda de Meruge” feitos à fogueira em caçoila de barro, a “Feijoada à Moda de Nogueirinha” e as famosas bolas de carne, bacalhau ou sardinha e as broas de milho em cozedura constante no Forno comunitário, a organização oferece ainda a possibilidade aos visitantes de utilizar as fogueiras e as caçoilas para que possam confecionar as suas próprias refeições no terreiro da feira. 

Esta é uma das experiências genuínas da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, que nesta edição, apresenta-se com um programa ainda mais vasto direcionado às crianças, num convite à vinda das famílias até à Lage Grande.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed-1

Dessa forma, além dos já famosos “Passeios de Burro” que se realizam durante todo o dia no recinto do certame, haverá uma “Tenda das Mil Histórias”, pinturas faciais, balões e muitas brincadeiras, como adiantou João Abreu, presidente da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC).

Também na conferência de imprensa de apresentação da 14.ª edição deste certame, o presidente da ADI – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo sublinhou que este “é um exemplo da aposta no turismo de experiências únicas” e da gastronomia ligada aos produtos locais, artesanais, de qualidade.

No que considerou como uma “concentração de autenticidade”, o também vereador do Turismo disse ainda que eventos como este e a Festa da Castanha, realizada recentemente, “venceram a prova do tempo porque são organizados com grandes  parcerias de várias entidades e são alicerçados numa marca que são os produtos endógenos” aliado ao espaço envolvente único onde se realizam, o que tem permitido também a sua regeneração.

Evento marca do turismo de Oliveira do Hospital, a Feira do Porco e do Enchido de Meruge convida os visitantes para um dia de experiências únicas como assinalou também a vereadora da Cultura, Graça Silva que destaca o vasto “programa cultural ao longo de dois dias” associado a um “conjunto de tradições e à gastronomia”. “Esta é uma grande feira que identifica a freguesia mas também o concelho e a região”, acrescentou, deixando o convite para uma visita à feira.

A Lage Grande na rudeza milenar dos seus granitos, empresta uma beleza e um ambiente rústico inigualável às barraquinhas que oferecem enchidos, variedade e qualidade de artesanato, licores, doçaria tradicional, queijos e produtos da agricultura familiar.

A Mostra do Porco Bísaro, com as suas ninhadas de leitões, continua a deliciar gente de todas as idades. A par disso há ainda o Passeio Pedestre na manhã de domingo e o 12.º Concurso de Doçaria Tradicional. Ao longo do dia não vai faltar animação de rua com recriações de época pelo Grupo de Teatro e Animação “Vivarte”. Para além das trupes de azarados saltimbancos, mendigos loucos, alcoviteiras metediças, pistoleiros façanhudos, o Vivarte vai contar no seu espetáculo de Rua como é que “Há Piratas na Serra”, e teatralizar a história verdadeira das “Acusações contra o Padre Zé pelo Desaparecimento da Imagem de Stª Catarina e como tudo se Resolveu a Contento de Todos”.

A Associação dos Jogadores de Pau da Guarda, promoverá duelos de honra por afronta política e aulas de maneio para os mais afoitos.

unnamed-3

Tudo representado com o rigor de época, a experiência, a arte de rua e a comicidade únicas dos atores do Vivarte. A música é outra marca de qualidade da Feira. Este ano com a participação dos “Bombos e das Adufeiras do Paúl”, Covilhã, do “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho” os insuperáveis “FanfarraKaústica”, grupo de metais, considerado o melhor do género que existe no País, os “Allatantou” e a sua frenética agitação afro-lusitana.

Inserido no programa cultural da Feira do Porco e do Enchido, no sábado, dia 12, pelas 21 horas, o Grupo “Quatro Cantos” dará um concerto no salão da Associação dos Amigos de Meruge, com as mais bonitas canções alentejanas, grupo que continuará por Meruge no dia seguinte. Na Lage Grande, pelas 22 horas terá lugar “O Sacrifício das Castanhas em Homenagem a S. Martinho e a Bênção da Jeropiga”, aberto à comunidade, e nessa noite, o grupo Vivarte representará o Teatro de Fogo: “Os Guardiões do Tesouro”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE