Região

Mercado do Queijo Rabaçal cruza produtos locais com legado romano em Penela

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 20-04-2022

Queijo, vinho, azeite, mel e nozes são alguns dos produtos locais comercializados no domingo no Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, no concelho de Penela.

PUBLICIDADE

Prevista inicialmente para a estação arqueológica da Villa Romana do Rabaçal, a feira, devido às condições meteorológicas, “é deslocalizada desta vez para uma tenda gigante”, no Campo de Futebol da localidade, disse hoje a presidente da União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, Maria Marmé.

“Tenho muita pena de não ser na Villa Romana. Nesta 11.ª edição do Mercado, já temos 49 bancas, com o famoso queijo do Rabaçal e um bocadinho de tudo”, incluindo o artesanato do concelho, adiantou à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

Quando Maria Marmé, então presidente da Junta da extinta freguesia do Rabaçal, lançou a iniciativa, em 2010, um dos objetivos era contribuir “para não acabar nunca o queijo do Rabaçal”, incentivando o aparecimento de novos rebanhos de ovelhas e cabras e de novas queijarias.

A autarca assume “muito orgulho” nos resultados de um evento que considerou ter “um valor incalculável” na promoção da economia local, com a criação de emprego, na antiga freguesia do concelho de Penela, distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Já temos cá outra fábrica. Conseguimos também que houvesse mais queijarias artesanais licenciadas”, sublinhou.

Os rebanhos tendiam a acabar, mas, segundo a autarca, “as pessoas começaram a ter paixão e a ter os próprios rebanhos”.

“Conseguimos dar esse entusiasmo à população”, congratulou-se.

Em comunicado, a organização realçou a importância de “sensibilizar a comunidade para a atividade de pastorícia e da produção tradicional do queijo Rabaçal, valorizando em simultâneo outros produtos e elementos que caracterizam a região, num ambiente de recriação histórica conjugada com a festa popular”.

“O visitante é assim convidado a reviver o ambiente do palácio da Villa Romana do Rabaçal, desde o século IV até à atualidade, participando numa história que vai percorrendo os diversos espaços e tempos deste complexo agrícola”, referiu.

O programa do Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, que nos dois últimos anos não se realizou devido à pandemia da covid-19, será “animado por um conjunto de recriações históricas, ateliês infantis para o fabrico de pão e queijo, e elaboração de mosaicos romanos, contando ainda com um passeio pedestre para todos os visitantes”.

A iniciativa é organizada pela União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, com o apoio da Câmara de Penela e a colaboração da Associação de Caminheiros de Penela, Agrupamento de Escuteiros de Penela, Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, Centro Social e Polivalente do Rabaçal e Associação de Produtores de Queijo Rabaçal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE