Manuel Machado “sobe e desce” na corrida para a Câmara!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-09-2017

Os 3 estudos sobre as opções de voto para a Câmara Municipal de Coimbra colocam os 5 primeiros candidatos na mesma posição!

PUBLICIDADE

coimbra rtp

Com maior ou menor percentagem, com mais ou menos vereadores, os candidatos não recuam nem avançam em relação aos lugares que ocupam nas sondagens da Eurosondagem/SIC, Universidade Católica/RTP e Aximage/Correio da Manhã.

PUBLICIDADE

1º: PS – Manuel Machado, 2º: Mais Coimbra (PSD/CDS/PPM/CDS – Jaime Ramos, 3º:  Somos Coimbra – José Manuel Silva, 4º: Cidadãos por Coimbra –  Jorge Gouveia Monteiro, 5º:  CDU (PCP/PEV) Francisco Queirós.

Manuel Machado aparece sempre como vitorioso, mas não consegue chegar à maioria absoluta, podendo mesmo perder um vereador em relação ao 201 (de 5 para 4).

PUBLICIDADE

publicidade

No que diz respeito a percentagens, os dois candidatos que podem chegar à vitória, os que disputam a “Liga dos Campeões”,  Manuel Machado é o que mais sobe e desce nas 3 sondagens (33,1 – 35 – 28,7) e Jaime Ramos é o que tem números mais próximos (26,7 – 25 – 25,7), mas como sempre, cada um pode analisar de outras formas, considerando um ou outro pormenor.

Os outros 3 concorrentes, os que aspiram a ter representação no executivo municipal, que lutam para a “Liga Europa”, constata-se que José Manuel Silva destaca-se no terceiro lugar.

Ainda neste campeonato, o CPC aparece à frente da CDU, o que pode constituir uma reviravolta em relação a 2013, altura em que os comunistas ficaram à frente dos Cidadãos.

Em relação ao 11 final, aos eleitos que nos vão representar o povo no executivo municipal, uma análise ponderada permite concluir que “prognósticos só no final do jogo”

O PS tem sempre 4 vereadores. No estudo da Eurosondagem pode chegar aos. Sendo assim, elege Manuel Machado, Carlos Cidade,  Regina Bento e Jorge Alves. Carina Gomes, a 5ª da lista e actual vereadora da cultura vai continuar na expectativa se entra ou fica no no banco.

Parece certo que Jaime Ramos, Madalena Abreu e Paulo Leitão “entram na equipa inicial” da Mais Coimbra. Luís Providência, que é o 4º da lista, não regressa à Câmara se a coligação PSD/CDS/PPM/MPT eleger 3 vereadores. Jaime Ramos já disse que está a concorrer para Presidente da Câmara, o que deixará um lugar em aberto. Lugar que poderá ser ocupado pela independente Paula Pêgo (5ª da lista), pois de acordo com a Lei Eleitoral, “a vaga assim ocorrida é preenchida pelo cidadão imediatamente a seguir na ordem respetiva ou, tratando-se de coligação, pelo cidadão imediatamente a seguir do partido pelo qual havia sido proposto o membro que deu origem à vaga”.

José Manuel Silva, que disse que perca ou ganhe fica na Câmara,  parece ter garantido a sua eleição. Falta saber se Ana Silva, a sua número 2 será eleita.

Se o CpC alcançar o 4º lugar e mantiver um vereador, não se se notará a ausência dos dissidentes do movimento e Jorge Gouveia Monteiro regressa pela porta grande à vereação da Câmara de Coimbra.

Não deverá ser fácil para o PCP aceitar que o seu antigo militante Gouveia Monteiro obtenha mais votos que o camarada Francisco Queirós, mas os 3 estudos indicam que a CDU é a ultima deste “top 5”.

Veja os números dos 5 candidatos nas 3 sondagens realizadas pelas empresas de opinião e estudos de mercado:

Sondagem Manuel Machado Jaime

Ramos

José

Silva

Jorge

Monteiro

Francisco

Queirós

EUROSODAGEM

SIC

33,1%

4

26,7%

3

15,2%

2

9%

1

8,3%

1

U. CATÓLICA

RTP

35%

4/5

25%

3/4

16%

1/2

9%

1

9%

1

AXIMAGE

C.MANHÃ

28,7%

4

25,7%

3-4

13,4

1/2

8,1%

1

7,2%

1

 

ramos

Eis o resultado da sondagem  da Aximagem para o Correio da Manhã: PS – Manuel Machado: 28,7%% – 4 vereadores, PSD/CDS/PPM/MPT – Jaime Ramos: 25,7% – 3/4 vereadores, SC – José Manuel Silva: 13,4% – 1/2  vereadores, CpC – Jorge Gouveia Monteiro:  8,1% –  1 vereador e PCP/PEV- Francisco Queirós: 7,2% – 1 vereador.

O resultado do estudo da Universidade Católica divulgado pelo Telejornal da RTP 1 é o seguinte: PS – Manuel Machado: 35% – 4/5 vereadores, PSD/CDS/PPM/MPT – Jaime Ramos: 25% – 3/4 vereadores, SC – José Manuel Silva: 16% – 1/2  vereadores, CpC – Jorge Gouveia Monteiro:  9% –  1 vereador e PCP/PEV- Francisco Queirós: 9% – 1 vereador.

Sondagem realizada pela Eurosondagem para a SIC/Expresso: PS – Manuel Machado: 33,1% – 4 vereadores, PSD/CDS/PPM/MPT – Jaime Ramos: 26,7% – 3 vereadores, SC – José Manuel Silva: 15,2% – 2 vereadores, CpC – Jorge Gouveia Monteiro: 9% 1 vereador e PCP/PEV- Francisco Queirós: 8,3% – 1 vereador.

coimbra candidatos câmara

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (‘Somos Coimbra’) e Vítor Marques (PAN).

coimbra câmara

Nas últimas eleições, em 2013, o PS elegeu 5 vereadores, o PSD/PPM/MPT 4, o PCP/PEV 1 e o CpC 1. 

Crónica “ilustrada” a “correr” por Fernando Moura

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE