Desporto

LouzanTrail 2023 decorre este fim de semana

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 02-03-2023

O Louzantrail 2023 arranca já no próximo sábado de manhã (4 de março) com o Ultra Louzantrail (43 km com 3000D+) e o Louzantrail XS (12 km), que percorrem os caminhos e trilhos da Serra da Lousã, passando pelas Aldeias do Xisto do Concelho.

PUBLICIDADE

À tarde, serão os mais pequenos – entre os 6 e os 14 anos – a alinhar na corrida dos Raposinhos, com distâncias entre os 500m e os 2000 m.

O dia termina com uma Pasta Party, no centro de operações do evento, localizado no Parque Municipal de Exposições.

PUBLICIDADE

No domingo têm lugar as restantes provas, nomeadamente o Louzantrail, de 29 km com 2000D+, que continua a ser incontornável no calendário das Golden Trail National Series e o Louzantrail Mini, com 18 km e 1350D+.

Os percursos do Louzantrail passam pela zona histórica da Lousã, por antigos caminhos utilizados pelas populações das aldeias, levadas, estradas florestais, ribeiras, numa ode às gentes da região e sua riqueza patrimonial e cultural, que, garante a organização a cargo do Montanha Clube com apoio da Câmara Municipal da Lousã, se mantêm intactas após o evento, ou não fosse a eco-responsabilidade uma das premissas do mesmo.

PUBLICIDADE

publicidade

O Louzantrail faz parte, ainda, do circuito Golden Trail World Series (GTWS) que tem como objetivo promover os corredores profissionais de trail, como atletas da elite mundial que são, para mostrar e proteger a natureza e o ambiente inspirador onde se divertem e competem, promovendo o seu contacto com os fãs, imprescindíveis ao desporto.

Cada uma das seis corridas do circuito, onde o Louzantrail se insere, foi especificamente selecionada por critérios como o cenário, o desafio, a história e o ambiente que oferecem, tanto aos atletas como ao público.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE