Região

Lousã vai abater o mítico “Freixo”

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 11-10-2023

A Câmara Municipal da Lousã, no seguimento de uma verificação promovida pela empresa especializada “Árvores e Pessoas”, contratada pela Autarquia para proceder a este trabalho, terá, por questões de segurança, que abater o mítico “Freixo” do lugar do Freixo, na Freguesia da Lousã e Vilarinho.

PUBLICIDADE

“Após análise promovida por uma empresa especializada, que detetou várias fragilidades estruturais que colocam em causa a segurança”, a autarquia da Lousã irá avançar com o abate desta árvore centenária no próximo dia 18 de outubro, avança o município liderado por Luís Antunes.

Estes trabalhos ocorrerão no próximo dia 18 de outubro, estando a ser salvaguardas todas as questões inerentes à circulação de trânsito e pessoas no local.

PUBLICIDADE

Nesta avaliação ao Freixo-de-folha-estreita (Fraxinus angustifolia), com recurso a ferramentas e equipamentos específicos, foi detetada a podridão de lenho originando uma enorme cavidade central ao longo de todo o tronco, que suscita grandes preocupações ao nível da sua estabilidade biomecânica.

“Sabendo da importância desta árvore para a comunidade local e perante a necessidade de proceder preventivamente ao abate, a autarquia, em parceria com o Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, encontra-se a desenvolver os ensaios de reprodução in vitro (em laboratório) com vista à clonagem desta árvore, tendo-se para o efeito efetuado a recolha de material genético vegetal, para produção de árvore idêntica, a instalar em local a definir”, adianta.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE