Região

Lousã: ARCIL vai requalificar lar de apoio a crianças com deficiência

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 23-08-2023

A Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) vai investir cerca de 400 mil euros na requalificação e ampliação da Casa das Cores, resposta de acolhimento residencial para crianças e jovens com deficiência, afirmou a instituição.

PUBLICIDADE

Na terça-feira, foi publicado em Diário da República a abertura do concurso público, com um valor base de 405 mil euros, para a empreitada de requalificação e ampliação da Casa das Cores, um lar de apoio de acolhimento residencial para crianças e jovens com deficiência ou necessidades especiais.

“Este é um edifício construído no final dos anos 1980 e não corresponde às condições adequadas para a instalação de unidades residenciais. Decidimos avançar com a requalificação, de forma que o edifício possa reunir as condições, quer em termos de acessibilidade, quer na adequação às normas em vigor”, disse à agência Lusa a diretora executiva da ARCIL responsável pelo departamento de reabilitação, Cristina Silva.

PUBLICIDADE

O edifício tem capacidade para 15 residentes e, com o projeto de requalificação, vai manter a capacidade, com um foco na melhoria das instalações sanitárias, disposição de espaços, quartos, numa empreitada de reabilitação integral do equipamento existente.

Cristina Silva notou que este é um edifício com “dois andares e sem elevador”, sendo necessário criar um espaço “mais digno, com mais conforto e mais segurança”, num lar que acolhe crianças dos seis aos 21 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

A perspetiva da ARCIL é garantir que a empreitada esteja pronta em junho de 2024.

O investimento tem um apoio de cerca de 66% do Fundo de Socorro Social da Segurança Social, obrigando aquela instituição a ter de avançar com um empréstimo para cobrir as restantes despesas, afirmou à Lusa Cristina Silva, referindo que a ARCIL tem também procurado angariar fundos para a obra, assim como donativos por parte de empresas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE