Vamos

Lembra-se do Bobi de Leiria, o cão mais velho do mundo? Dúvidas suspendem recorde

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 17-01-2024

Imagem: Redes sociais

O Guinness está a investigar se “o cão mais velho do mundo”, que seria também o cão com mais idade de sempre, tinha mesmo 31 anos.

PUBLICIDADE

O patudo de Leiria, em fevereiro de 2023, recebeu o título de cão mais velho do mundo e de sempre, mas perdeu a distinção temporariamente, depois de vários veterinários terem levantado dúvidas sobre a sua idade.

De acordo com o dono, Leonel Costa, Bobi, que morreu em outubro de 2023, nasceu a 11 de maio de 1992, na aldeia de Conqueiros. Mas as questões levantadas acerca da verdadeira idade conduziram à suspensão do título atribuído, avança o The Times. “Enquanto a nossa análise está a decorrer, decidimos suspender temporariamente os recordes de ‘cão mais velho vivo’ e ‘cão mais velho de sempre’ – até que todas as nossas conclusões estejam reunidas”, disse uma porta-voz do Livro de Recordes ao jornal.

PUBLICIDADE

O veterinário Danny Chambers, membro do conselho do Colégio Real de Cirurgiões Veterinários britânico, disse que um cão viver 31 anos era “o equivalente a um ser humano viver mais de 200”. “Não é plausível, tendo em conta as nossas capacidades médicas atuais. Alegações extraordinárias requerem provas extraordinárias. E não foram apresentadas provas concretas sobre a idade” do animal, acrescentou, citado pelo The Guardian.

Na altura, Chambers, dirigente do grupo “Veterinary Voices”, que junta 18 mil veterinários, apontou que o ceticismo em torno do título do Bobi era amplo. “Nenhum dos meus colegas acredita que Bobi tinha de facto 31 anos. Somos uma profissão baseada na ciência, por isso, para que o Livro de Recordes do Guinness mantenha a sua credibilidade e autoridade aos olhos da profissão veterinária, é necessário que publiquem provas irrefutáveis”, pode ler-se no Jornal de Notícias.

PUBLICIDADE

publicidade

Andrew Knight, professor emérito de bem-estar veterinário, afirmou, ao mesmo jornal, que “houve outros cães muito velhos” ao longo da história e que seria útil comparar Bobi com os cinco a dez outros cães mais velhos para ver até que ponto é um caso isolado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE