Coimbra

Legionella: IPC desinfectou sistema de distribuição de água das residências

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-09-2018

IPC actualiza informação sobre o caso de Legionella detectado nas suas residências estudantis durante uma “inspecção de rotina” da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

PUBLICIDADE

O Politécnico de Coimbra informou hoje que “através de uma empresa especializada efetuou ao longo da semana a desinfeção de todo o sistema de distribuição de água das residências de S. Martinho do Bispo, onde na passada sexta-feira, a ARS tinha informado ter detetado a presença de legionella”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado enviado a Notícias de Coimbra a instituição acrescenta que “uma semana depois. o Politécnico de Coimbra realizou análises em laboratório especializado e está em condições de afirmar que a situação está normalizada.

Logo que a ARSC efetue a contra-análise o espaço estará em condições de voltar à normalidade, garante a escola liderada por Jorge Conde. 

PUBLICIDADE

A instituição liderada por Jorge Conde já tinha afirmado que “Face ao resultado positivo de legionella, a ARS Centro recomendou a interdição da utilização de chuveiros na sexta-feira passada, o que foi feito de imediato pelo Politécnico de Coimbra, uma empresa especializada, está a proceder desde segunda-feira à desinfecção do sistema de distribuição de água e dos chuveiros e espera-se ter resultado das analises esta sexta-feira.”

Recordamos que a Administração Regional de Saúde do Centro interditou a utilização de chuveiros em residências do Instituto Politécnico de Coimbra, em Bencanta, na primeira semana de setembro.

Contactada por Notícias de Coimbra, em 8 de setembro,  a médica Alcina Gomes da Silva confirmou de imediato que a interdição foi decretada após mais uma inspecção de rotina às residências do Politécnico.

A Delegada de Saúde adiantou nesse sábado que a análise provisória deu positivo, pelo que se aguarda pelo teste definitivo, mas, à cautela, foi decidido proibir a utilização das casas de banho.

Alcina Gomes Silva acrescentou que não há estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) infetados com a bactéria da Legionella e adantou que a situação não é de risco para a saúde pública, desde que seja respeitada a interdição dos chuveiros.

Esta é uma situação idêntica à que ocorreu no mês de julhoquando 56 estudantes tiveram de ir dormir a outros lados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE