Tribunais

Joana Amaral Dias coloca madrasta em tribunal. Acusa-a de dar medicamentos a mais ao pai

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 15-10-2023

A filha do psicanalista Carlos Amaral Dias colocou a madrasta Susana Quintas em tribunal. “Ofensa à integridade física grave” é a acusação da psicóloga.

PUBLICIDADE

De acordo com o Correio da Manhã, Joana Amaral Dias considera que a madrasta terá administrado benzodiazepinas em quantidade anormal ao pai da ex-deputada e comentadora que faleceu em dezembro de 2019.

Nessa data, o professor catedrático ter-se-á sentido mal em sua casa, em Lisboa, não tendo recebido assistência especializada imediata. Morreu horas depois, dentro de uma ambulância, vítima de um ataque cardíaco.

PUBLICIDADE

Os factos, de acordo com o jornal, remontam ao período entre 2017 e 2018. Nestes dois anos, o psicanalista sofreu vários internamentos hospitalares. No último, deu entrada nas Urgências do Hospital dos Capuchos “em estado praticamente comatoso” e foi-lhe feita uma análise toxicológica, que detetou um índice anormalmente elevado de benzodiazepinas no sangue.

A intoxicação teria sido provocada pela ingestão “em quantidades quatro vezes superiores ao normal de Alprazolam”, um ansiolítico indicado para o tratamento de transtornos de ansiedade, misturado com Rivotril (usado para tratar crises epiléticas e convulsões). “Ora, o professor sofria de problemas respiratórios, cardíacos e renais e estes fármacos poderiam agravar a sua situação ou até provocar uma depressão respiratória grave e irreversível”, diz a mesma fonte.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2018, o episódio foi investigado pelo Ministério Público, que avançou com a acusação contra a viúva do psicanalista, uma das poucas pessoas na casa que tinham acesso aos fármacos.

O processo está a decorrer em tribunal.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE