Jaime deseja que Manuel convide Cristina para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-07-2017

Através de comunicado enviado a Notícias de Coimbra, a coligação Mais Coimbra “felicita o Presidente da Câmara Municipal por, finalmente, ter concordado connosco em preparar a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura”. 

PUBLICIDADE

forum coimbra
Jaime Ramos recorda que tem vindo, em sucessivas ocasiões, a pressionar os autarcas e as forças vivas da cidade para a necessidade de, atempadamente, se preparar uma candidatura forte e vencedora de Coimbra a Capital Europeia da Cultura.
Segundo o candidato da coligação PSD, CDS, PPM e MPT, esta candidatura tem de ter uma lógica suprapartidária, que envolva os principais agentes culturais, as grandes instituições culturais da cidade, da Universidade de Coimbra ao Museu Machado de Castro.
A informação da coligação Mais Coimbra acrescenta que “sendo certo que Coimbra deve contar com o apoio de todos os concelhos da CIM, deve ainda procurar apoios nas cidades capitais de distritos e outras cidades da Região Centro como Tomar, que contribuam para uma candidatura ganhadora”.
A Coligação Mais Coimbra, afirma que “perante o silêncio e a falta de iniciativa da Câmara, já convidou, há várias semanas, a Prof. Dra. Cristina Robalo Cordeiro, pessoa acima de todas as suspeitas e de valor científico inegável,  para liderar o processo de candidatura”.

“Tendo a coligação Mais Coimbra já apresentado a Prof. Dra. Cristina Robalo Cordeiro e sendo ela a responsável pela candidatura a Capital Europeia da Cultura a partir de Outubro de 2017, num espirito suprapartidário e de independência partidárias, considera esta coligação que a Câmara Municipal, de imediato, deve iniciar com esta o trabalho de preparação da candidatura, criando uma equipa suprapartidária, pluralista, independente e galvanizadora da cidade”. 
Aproveitando o que considera “este despertar, tardio, da Câmara para as questões da Cultura, a coligação Mais Coimbra lembra à gestão autárquica a necessidade de definir uma estratégia de rentabilização e afirmação regional e nacional do Convento de S. Francisco”.
Jaime Ramos termina dizendo que o Convento de S. Francisco não pode continuar abandonado e sujeito a uma gestão casuística, sem qualquer visão de afirmação a prazo de Coimbra no panorama de eventos culturais nacionais. A Câmara não pode continuar sem perceber o imenso potencial  do Convento S Francisco para atrair eventos científicos e económicos para Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Câmara de Coimbra disse ontem ao Ministro da Cultura que o município quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027 e, na resposta, o governante considerou esta uma candidatura “muito forte”.

PUBLICIDADE

Recordamos que no dia 20 de junho, em plena reunião do executivo Municipal de Coimbra,  o Presidente da Câmara e a Vereadora da Cultura declararam que estão a trabalhar “há vários meses” para a apresentar candidatura  a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Foi a primeira vez que o poder local falou desta candidatura, que, tinha sido “lançada” em 14 de maio por Jaime Ramos, o candidato do PSD/CDS/PPM/MPT que pretende destronar o edil socialista.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE