Coimbra

Iran Costa na “Festa da Castanha” em Folgosinho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-10-2019

 

PUBLICIDADE

O Município de Gouveia, em parceria com a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR, irá organizar, nos dias 1, 2 e 3 de novembro, mais uma edição da Festa da Castanha, em Folgosinho.

PUBLICIDADE

A edição de 2019 da “Festa da Castanha” irá ter um programa em torno da Castanha, do Castanheiro e do Souto, que deverá contemplar vários momentos de formação e qualificação de produtores e potenciais produtores, em matérias que merecem a atenção do setor.

Para além disso, haverá lugar a espaços de exposição e venda direta de castanha, produtos derivados da castanha e outros produtos gastronómicos típicos desta região de montanha.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 1 de novembro é inaugurada a Festa da Castanha com participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho. O Grupo de Concertinas de Folgosinho e a Banda Índice vão animar a noite de sexta-feira.

No sábado, dia 02 de novembro, realizar-se-à, da parte da manhã, um Seminário que vai incidir sobre as temáticas: “A Importância das Áreas Comunitárias na Restauração, Valorização e Proteção da Biodiversidade” com o orador Armando Carvalho, Presidente da BALADI (Federação Nacional dos Baldios) e o “Programa Biovespa” que contará com o Eng.cândido Henriques, coordenador técnico da REFCAST (Associação Portuguesa da Castanha), que vai decorrer na Junta de freguesia de Folgosinho. A parte da tarde contará com a animação por parte do Grupo de Cantares de S.Paio e do Workshop de Cogumelos Selvagens e Saída de Campo. O Show Cooking de Castanha irá estar a cargo do Chefe Eurico Castro que fará parte do júri no Concurso de Doçaria deste ano. À noite, Iran Costa irá subir ao palco e presentear o público com os seus grandes êxitos como “O Bicho”, “Pimpolho”, “Requebra” e “Dança do Quadrado”, que lhe valeram vários discos de platina. Iran Costa dominou tops de venda e playlists e apresenta agora o 25.º cd da sua carreira – “XXV”, que traz sonoridades que convidam o público de todas as idades a cantar e dançar.

No último dia, domingo, está programada uma caminhada com plantação de castanheiros e uma visita guiada ao património histórico de Folgosinho. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gouveia e o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho ficam responsáveis pela animação do evento que encerrará com um magusto comunitário e a tradicional sopa da castanha.

Aceite este convite e venha festejar o Outono e a Castanha no fim de semana de 1, 2 e 3 de novembro, em Folgosinho, Gouveia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE