Coimbra

Idosos recordaram lengalengas com projeto “Viver a Ler+”

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 10-02-2015

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital continua a dinamizar, com sucesso, o projeto “Viver a Ler +” junto dos utentes das instituições concelhias com valência de idosos.

PUBLICIDADE

unnamed (27)

Neste mês de fevereiro, a escolha do tema recaiu nas lengalengas tão conhecidas e enraizadas na cultura popular. Tratam-se de textos constituídos por palavras que geralmente rimam e com muitas repetições, conferindo-lhe um carácter musical que facilita a rápida memorização e que são transmitidos de geração em geração.

PUBLICIDADE

Durante toda a semana, a equipa técnica que dinamiza a atividade visitou as instituições aderentes onde abordou a temática com a leitura de várias lengalengas. Muitas delas foram rapidamente reconhecidas pelos idosos gerando-se momentos de diálogo e partilha destes pequenos textos. Num ambiente de troca de experiências, muitos utentes partilharam com os demais, antigas lengalengas que em tempos memorizaram e que eles também passaram aos seus filhos e netos perpetuando esta tradição oral.

O projeto “Viver a Ler +” é desenvolvido pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pretende envolver os idosos que são utentes nas instituições com valência de idosos proporcionando-lhes o acesso mais facilitado ao livro e à leitura, permitindo o acesso do serviço aos utilizadores que estão impedidos de a visitar. O projeto “Viver a Ler +” tem como objetivos: a promoção da leitura, sendo a biblioteca um agente de consolidação de hábitos de leitura ao longo da vida; garantir o acesso a todos alargando a oferta; trabalhar em parceria com outras entidades da comunidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Todos os meses, a equipa da Biblioteca Municipal se desloca às instituições de idosos onde faz uma atividade de animação da leitura e deixa livros, revistas, jornais que podem ser requisitados por idosos e colaboradores da instituição.

Até ao momento foram celebrados os protocolos com 14 instituições do concelho que aderiram a este novo projeto abrangendo mais de 450 idosos que todos os meses recebem a visita do “Viver a Ler +” através do qual têm sido implementadas diferentes atividades, como sejam a leitura de contos tradicionais com recurso a várias técnicas ou a recolha de tradições orais. Em todas as visitas, o público sénior assiste com grande entusiasmo ao momento de animação da leitura. O novo projeto tem sido acolhido, no seio das instituições, com grande satisfação proporcionando momentos agradáveis associados à leitura e promoção da cultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE