Região

I Encontro dos Enófilos Digitais na Bairrada e Terras de Sicó

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-05-2021

A 1.ª edição do Encontro dos Enófilos Digitais na Bairrada e Terras de Sicó realizou-se no sábado, dia 22 de maio, e foi considerado um sucesso pelos organizadores, participantes e produtores que receberam a visita dos enófilos digitais.

PUBLICIDADE

Os enófilos, palavra que define os apaixonados por vinho, iniciaram o trajeto na Conímbriga Vinoteca, em Condeixa, Terras de Sicó, com uma prova de vinhos na presença dos dois principais enólogos da Região, Gonçalo Moura da Costa e Alexandre Carril. Depois seguiram para a Adega Vinha das Penicas, do produtor Alberto Almeida, em Podentes (Penela), onde fizeram um “tour” que incluiu provas de vinhos diretamente das barricas e cubas. O almoço foi nas vinhas da Encosta da Carvalha, com vista para o Vale de Lamas, em Miranda do Corvo.

Durante a tarde, o grupo dirigiu-se para a Adega Prior Lucas, do produtor Rui Lucas, situada em Souselas (concelho de Coimbra), já na zona da Bairrada, onde visitou o espaço e fez uma prova de vinhos. O dia terminou com um jantar vínico no Dux Taberna Urbana, em Coimbra,
onde cada enófilo, os participantes e outros convidados apenas para esta parte da atividade, tendo sido cerca de duas dezenas no “repasto” final, fizeram uma “prova às cegas”.

PUBLICIDADE

Em jeito de balanço, Joaquim Cabral, fundador da Portugal Senses – Wine Experience que organizou a iniciativa em cooperação com o blogue Vinhopramim (Marcelly Gullo), fez um resumo positivo. “Foi um dia incrível. Todos os participantes e parceiros ficaram muito satisfeitos ao final do passeio. A região mostrou o seu melhor. Que venham os próximos encontros”.

Fabrício Coimbra, participante neste encontro pelo blogue Vinhoviagem, também se mostrou satisfeito pela experiência. “Apesar de gostar bastante da Bairrada, não conhecia as terras de Sicó e as suas pequenas e charmosas vilas. O ponto alto do passeio com certeza foi poder desfrutar de vinhos autorais e únicos harmonizando com as comidas típicas tendo como cenário as vinhas de onde foram colhidas as uvas dos vinhos que estávamos degustando. Um dia incrível de muita diversão e aprendizagem”. 

PUBLICIDADE

publicidade

“Para mim foi um grande prazer fazer parte deste primeiro evento de enófilos digitais. A oportunidade de desbravar uma região vínica até então desconhecida, as Terras de Sicó, e estreitar laços de amizades com amigos até então virtuais foi extremamente válida. E isso só foi possível devido à boa organização e planeamento do encontro”, referiu Rodrigo Salgado, integrante do grupo pelo blogue Wine with Salt.

Pedro Ramos, “head” sommelier do restaurante lisboeta “Alma” e que tem o blogue Pedronnes Somm, reforçou: “Foi um dia bastante fora da caixa e que trouxe imenso prazer e conhecimento ao grupo. O facto de ter o encontro físico de amigos virtuais foi excelente. O dia foi longo mas valeu a pena cada momento. Foi a primeira vez que comi chanfana e fizemos da melhor forma e com uma vista privilegiada de uma região que, como todos
disseram, é um diamante ainda por ser descoberto”.

Os produtores, por seu turno, também revelaram contentamento por este tipo de ações: “O mundo digital ganhou um grande incremento com a pandemia e é hoje uma ferramenta fundamental na promoção dos vinhos. Este encontro foi muito importante porque permitiu ligar o espaço virtual com os projetos e as pessoas reais. Foi um dia muito interessante e produtivo”, concluiu Alberto Almeida, da adega Vinha das Penicas. “O sentimento que tive foi de gratidão por receber Enófilos Digitais nas nossas vinhas, com oportunidade de mostrar nossos vinhos e as pessoas que estão por detrás dele”, resumiu Luís Caetano, winemaker na Encosta da Carvalha. “O enoturismo é uma atividade verdadeiramente win-to-win. Por um lado cria-se valor para quem vive nestes territórios. Por outro, criam-se experiências inesquecíveis, com as histórias, com a cultura e no prazer de alimentar o corpo. Ora, tudo o que sirva este propósito de dinamizar esta atividade é bem vindo!”, descreveu Rui Lucas, da Adega Prior Lucas

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE