Região

Homenagem a antigos estudantes de Coimbra em visita da AAEC a Cantanhede

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 23-05-2024

A AAEC (Associação dos Antigo Estudantes de Coimbra) promoveu na sexta-feira (dia 17), uma visita a Cantanhede, no âmbito das comemorações do seu 65.º aniversário.

PUBLICIDADE

À comitiva de Coimbra juntou-se o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, tendo sido todos recebidos numa sessão de boas-vindas que decorreu nos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, João Moura, e da Presidente da Câmara, Helena Teodósio. Esta última saudou os visitantes, dizendo da satisfação por os receber, tendo também usado da palavra o Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva e o Presidente da AAEC, Jorge Castilho, retribuindo os cumprimentos e agradecendo a gentileza da recepção por parte da autarquia.

Realizou-se depois uma visita guiada ao original Museu da Pedra, onde podem apreciar-se peças muito variadas, desde fósseis com 174 milhões de anos, até arte sacra esculpida na famosa pedra de Ançã.

PUBLICIDADE

Seguiu-se a visita à Adega Cooperativa de Cantanhede, cujos vinhos têm conquistado prestigiados prémios internacionais. Ali decorreu um almoço de convívio e actuou um grupo da Secção de Fado da AAC, composto por Daniel Tadeu (voz), João Barreirinhas (guitarra) e Eduardo Neves (viola).

A comitiva coimbrã (que integrava também actuais estudantes, dirigentes da AAC) seguiu de tarde para a Casa-Museu Carlos de Oliveira, em Febres. Ali foi prestada homenagem à memória de quatro antigos estudantes da Universidade de Coimbra, ligados a Febres: o próprio Carlos de Oliveira (destacado escritor e poeta do neorrealismo, que viveu em Febres, e se licenciou na Faculdade de Letras de Coimbra); o juiz conselheiro Costa Soares (ali nascido, e que pertenceu à Tuna Académica enquanto estudante da Faculdade de Direito); Fernando Santos (escritor e médico em Febres ao longo de décadas e que foi activo elemento da Academia de Coimbra); e Cândido Ferreira (também escritor e médico, que foi atleta da Académica, dirigente do Partido Socialista, nascido em Febres e ali sepultado, e que doou ao Município de Cantanhede um magnífico e muito valioso conjunto de obras de arte e centenas de milhares de peças que foi coleccionando ao longo da vida).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Foram declamados alguns poemas de Carlos de Oliveira e actuou o Grupo Ensemble da Academia António Fragoso (o genial compositor da Pocariça, Cantanhede, que faleceu com apenas 21 anos, mas ainda assim deixou uma obra extraordinária).

O Presidente da AAEC referiu que as “Bodas de Platina” (65 anos) daquela Associação vão prolongar-se até 9 de Maio do próximo ano, com diversas iniciativas que irão sendo oportunamente anunciadas. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE