Região

“Muro com vida”! Alunos de Montemor-o-Velho sensibilizam para a importância dos polinizadores

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 15-06-2024

Aproximadamente 20 alunos do curso Técnico de Multimédia da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM) realizaram uma pintura urbana num muro junto à instituição. “A polinização faz-se como o conhecimento, transmite-se de ser para ser” foi o mote para a sua criação.

PUBLICIDADE

A obra de arte pretende alertar e sensibilizar a comunidade para a importância dos polinizadores e para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, tendo sido desenvolvida em parceria com o Município de Montemor-o-Velho, no âmbito da 3ª edição do projeto “Muros com Vida” lançado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

“É inspirador perceber que os nossos jovens se conseguem unir em torno da causa ambiental e expressam essa preocupação de forma tão consciente, criativa e talentosa”, notou ontem, dia 13 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na visita à pintura. 

PUBLICIDADE

O autarca, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Décio Matias, e pelo vereador José Veríssimo, desejou ainda que “a comunidade olhe para esta obra para além da sua beleza e com a profundidade que merece”. “A polinização é feita por seres que apesar de pequenos têm uma importância gigantesca no nosso território e no nosso planeta”, completou.

Previamente à elaboração do desenho a pintar, os alunos da EPDRBM participaram num Webinar e numa sessão de formação presencial, ambos dinamizados pelo projeto PolinizAÇÃO da Universidade de Coimbra, que visaram sensibilizar os alunos para o tema e ajudar na conceção da pintura. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que a temática dos polinizadores está enquadrada no projeto municipal Polinização em MOVimento, que estabelece uma abordagem no sentido de preservar os habitats dos polinizadores já existentes, criar novos habitats e conectá-los em mosaicos de habitat. 

O Município de Montemor-o-Velho apoiou a inscrição da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM) ao Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), e por sua vez a candidatura ao projeto “Muros com Vida”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE