Saúde

Há uma nova técnica para o tratamento do cancro da próstata

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-01-2017

Um paciente diagnosticado com cancro da próstata vai ser submetido a um tratamento que utiliza uma técnica inovadora no nosso país.

PUBLICIDADE

prostata

Trata-se do sistema NanoKnife, terapia focal guiado por tecnologia de fusão ressonância magnética (RMN) e ecografia que destrói as células cancerígenas sem danificar os tecidos envolventes e preservando a função da glândula

PUBLICIDADE

O urologista José Sanches de Magalhães, especialista em urologia oncológica e médico do Hospital de Santa Maria – Porto, realiza na próxima sexta-feira, 20 de Janeiro, pelas 15 horas, uma sessão de tratamento com recurso a uma técnica inovadora. Trata-se do sistema NanoKnife, um novo tratamento para o cancro da próstata que utiliza a tecnologia de Electroporação Irreversível.

“É uma técnica que não danifica os tecidos e estruturas adjacentes às lesões, porque em vez de usar calor ou frio extremos, utiliza impulsos  eléctrica para destruir as células cancerígenas. Para além disso, como não tem incisões, possui um tempo de recuperação mínimo, com menos dor no pós-operatório. O facto de ser um tratamento focal, guiado por tecnologia de fusão RMN/ecografia permite tratar apenas a zona com doença clinicamente significativa, preservando o resto da glândula, minimizando o aparecimento de efeitos secundários associados aos tratamentos radicais, como incontinência e impotência”, explica Sanches de Magalhães.

PUBLICIDADE

publicidade

O tratamento através do sistema de Electroporação Irreversível NanoKnife é minimamente invasivo, sendo realizado pelo médico em bloco operatório, sob anestesia geral, com apoio de imagens ecográficas e de ressonância magnética sobrepostas – o que oferece maior acuidade de diagnóstico e é um factor diferenciador relativamente a outros tipos de procedimento realizados no nosso país.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE