Coimbra

Grupo que torturava comerciantes para os roubar detido pela PJ do Centro (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-11-2021

Dois casais de empresários foram detidos por suspeita de crimes de homicídio, sequestro, roubo e furto qualificado de que eram alvo sobretudo comerciantes que tinham avultadas quantias de dinheiro em casa. Os assaltos, alguns de “grande violência e crueldade” foram praticados na zona centro e norte do país.

PUBLICIDADE

Este grupo criminoso apropriou-se de “elevadas quantias em dinheiro, ouro, armas de fogo, bem como de outros objetos de valor, mediante a prática organizada e reiterada de crimes contra as pessoas e contra a propriedade” praticados pelo menos desde 2017.

Segundo o diretor da Polícia Judiciária do Centro, Jorge Leitão, o grupo selecionava “criteriosamente alvos em toda a zona centro/norte do país, sobretudo residências de comerciantes ou empresários, atuando, se necessário, com grande violência e crueldade”. 

PUBLICIDADE

 Num dos casos, ocorrido em Foz Coa, um casal de octogenários foi o alvo e a mulher acabou por morrer. O casal foi ” torturado barbaramente” para “entregar a chave de acesso a um cofre”.

Além da tortura e de atos de grande violência, o grupo, com idades compreendidas entre os 26 e os 46 anos, regava as vítimas com gasolina e chegou a queimá-las com um objeto incandescente.

PUBLICIDADE

publicidade

Dois dos detidos foram apanhados a 13 de outubro em plena A13, próximo de Tomar.

Os detidos já foram presentes a tribunal, os dois homens, já com antecedentes criminais, ficaram em prisão preventiva. As duas mulheres ficaram sujeitas a apresentações bissemanais às autoridades e proibidas de se ausentarem do concelho de residência e ao pagamento de uma caução de 20 mil euros cada uma. 

Buscas realizadas resultaram na apreensão, entre outros elementos probatórios, de ferramentas e equipamentos variados utilizados na concretização dos crimes, dez armas de fogo e munições, oito veículos automóveis, alguns dos quais de alta cilindrada, uma moto de água e duas moto-quatro, valores em numerário e diversos artigos adquiridos com os proventos do crime. Só em numerário a apreensão rendeu 400 mil euros. 

 Veja a conferência de imprensa da Polícia Judiciária e da GNR:

Conheça o material apreendido pelas autoridades:

Veja os carros de alta cilindrada apreendidos aos casais:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE