Coimbra

Governo pronto para lançar “já amanhã” nova maternidade de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 07-10-2021

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo está pronto para lançar “já amanhã” o concurso para a construção de uma nova maternidade em Coimbra, mas defendeu que se recomenda esperar pela posse do novo executivo municipal eleito.

PUBLICIDADE

António Costa referiu-se a uma das suas mais controversas promessas feitas na última campanha para as eleições autárquicas no primeiro debate parlamentar sobre política geral da presente sessão legislativa – um debate que ocorre quatro dias antes de o Governo entregar na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para 2022.

Esta questão sobre a construção da nova maternidade em Coimbra foi introduzida pela presidente do Grupo Parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes.

PUBLICIDADE

Na resposta, António Costa referiu que, na sequência das últimas eleições autárquicas, a coligação liderada pelo PSD venceu o PS, havendo, como tal, uma mudança no executivo municipal de Coimbra.

“Podemos lançar amanhã [sexta-feira] o concurso, mas creio que manda o bom senso e o respeito democrático, e manda o respeito pelas competências próprias da Câmara de Coimbra que se aguarde pela posse do novo presidente”, José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, declarou António Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

Ou seja, para o líder do executivo, “é importante que o novo executivo se pronuncie sobre esta matéria”.

“Quem esperou tantos anos, por certo pode esperar mais algumas semanas. Se entenderem que a pressa se deve sobrepor ao respeito pela eleição democrática ocorrida em Coimbra, lançamos [o concurso] já amanhã. Se entenderem que é de bom senso aguardarmos pela posse do novo executivo, aguardamos e retomaremos o diálogo no ponto em que ficámos exatamente com o executivo [socialista] que agora cessa funções”, afirmou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE