Governo

Governo de Montenegro compra menos ambulâncias para o INEM (e com atraso)

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 10-01-2026

O Governo de Luís Montenegro adquiriu menos ambulâncias do que o previsto pelo executivo anterior e com entrega atrasada, num episódio que levanta questões sobre o planeamento da resposta de emergência em Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Em novembro de 2023, o Governo de António Costa tinha aprovado a compra de 312 veículos para o INEM, com as primeiras entregas previstas para 2024. No entanto, o atual executivo reprogramou a aquisição, reduzindo o número de ambulâncias para 275 e adiando a compra para 2025, 2026 e 2027.

PUBLICIDADE

O concurso público só foi lançado em julho de 2025, um atraso de um ano, alegadamente por motivos financeiros, escreve o ZAP.

Até ao momento, o Ministério da Saúde não avançou datas para a entrega das viaturas, nem explicou a demora no lançamento do concurso.

Para aliviar a pressão sobre o INEM e os hospitais, o Governo anunciou a criação de 400 vagas de internamento social em novas unidades intermédias, em parceria com entidades do setor social e solidário.

Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a medida será implementada rapidamente, em questão de dias ou semanas, permitindo libertar camas hospitalares e melhorar a circulação de ambulâncias nas urgências, que tem sido afetada pelo estrangulamento de macas e camas, agravado pelo recente pico de gripe.

“Esta é uma solução transitória, mas essencial para garantir um melhor atendimento e reduzir a pressão sobre o INEM”, destacou o ministro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE