Coimbra

Foi enganado com o MB Way e conta tudo (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-11-2021

Emerson Brandão, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de burla com MB Way esta terça-feira, em Coimbra. Colocou um aparelho de ar condicionado portátil à venda no OLX e ia ficando sem 170 euros. Apresentou queixa na PSP.

PUBLICIDADE

“Fiz um anúncio numa aplicação de vendas, o OLX, e, cinco minutos depois, uma senhora, muito educada, com o nome de Fernanda, ligou-me a dizer que estava interessada na compra do produto”, contou ao Notícias de Coimbra (NDC) o gerente de um restaurante. “Eu disse vamos combinar um horário para vir cá verificar o produto, mas ela disse que não precisava de ver, que queria já fazer o pagamento e no outro dia alguém vinha levantar”, acrescentou.

O método de pagamento escolhido pela potencial compradora foi o MB Way. Emerson estranhou o facto de esta “não questionar o preço, nem se o produto estava a funcionar” e querer “avançar logo para o pagamento”, mas seguiu com o processo.

PUBLICIDADE

Do outro lado do telefone, a burlona pediu-lhe que gerasse um código no MB Way e lho enviasse, alegando que o objetivo era tornar a transferência mais segura. O gerente hesitou. “Ela perguntou-me: não sabe fazer isso? Eu ajudo-o”. Estava lançado o isco.

“Eu disse-lhe que não tinha opção para gerar um código para pagamento e aí ela disse-me que era na aba de levantamento”, recorda. Foi nesse momento que Emerson, natural do Brasil, percebeu que estava a ser enganado. “Como eu já vivo em Portugal há três anos eu sei que levantamento é para retirar o dinheiro, mas se não vivesse aqui há tanto tempo talvez não soubesse desse termo”, assegura.

PUBLICIDADE

publicidade

Já desconfiado que alguma coisa não estava certa, o gerente gerou o código, enviou-o à burlona, mas de imediato o cancelou. Desta forma, impediu o levantamento de 170 euros da sua conta. Como não estava a conseguir retirar o dinheiro, a mulher “prendeu” a vítima ao telefone e chegou até a dizer-lhe para gerar um outro código de um valor mais baixo, o que Emerson não fez.

Na sua posse ficaram os registos de tentativa de levantamento de dinheiro e o contacto da mulher, que nunca mais atendeu o telefone. Essas informações foram já passadas à PSP, no momento em que apresentou queixa por tentativa de burla.

Apesar de não ter sido lesado, Emerson quis alertar todos os utilizadores destas plataformas. “Infelizmente deve haver muita gente enganada, ficamos com uma sensação de impotência”, revelou.

“Moro há três anos em Portugal e pela primeira vez senti-me inseguro”, lamenta.

Só nos primeiros três meses de 2020 houve um aumento considerável em fraudes deste tipo, com o Portal da Queixa a registar 1.377 reclamações, mais 34% do que no mesmo período do ano anterior. São cada vez mais os relatos nas redes sociais de quem foi alvo de burla ou de tentativa e a forma de atuar é quase sempre a mesma.

A PSP tem feito vários alertas sobre este tema e deixa o aviso: se não compreende o funcionamento da aplicação MB Way recuse o pagamento por esta via, em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco, tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador e receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária, nunca seguindo instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB Way.

Veja o vídeo NDC com o testemunho de Emerson Brandão:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE