Vamos

Fim de semana carnavalesco? Em Coimbra há atividades que nem a “Karlotta” pode estragar

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 09-02-2024

Imagem: redes sociais

O fim de semana de 10 e 11 de fevereiro vai ser marcado pelas peripécias carnavalescas e não só. Em Coimbra há um conjunto de atividades que podem ser assistidas. Algumas não serão afetadas pela tempestade “Karlotta”.

PUBLICIDADE

O fim de semana carnavalesco em Coimbra arranca no sábado, dia 10 de fevereiro, pelas 11:00. Com um programa especialmente dedicado ao público infantil, vão estar disponíveis atividades como pinturas faciais, modelagem de balões, área de desenho e quadros de giz que vão ficar inteiramente disponíveis para os mais novos até às 17:00 na Praça do Comércio. Às 13:00, está marcado o espetáculo infantil “Brinquedos e Brincadeiras” com o músico Alex Lima.

A abertura oficial do evento está marcada para as 15:00. Seguindo-se a atuação da DJ Adri Menegale, que inicia o grande momento de desfile do Bloco do Beco que, conjuntamente com o CoimBrass Band, vai protagonizar um cortejo pelas principais ruas da baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

O cortejo arranca da Praça do Comércio e segue pela Rua Eduardo Coelho, Rua da Louça, Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Largo da Portagem, Rua dos Gatos e Adro de Cima até chegar novamente à Praça do Comércio.

Se os seus planos passam por algo com menos “confusão” e até salvaguardado da tempestade “Karlotta”, a programação da Casa do Cinema de Coimbra contém a exibição do filme “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos, às 14:30. O filme conta a história incrível e a fantástica evolução de Bella Baxter (Stone), uma jovem trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista, Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe).

PUBLICIDADE

publicidade

O serão noturno pode ser passado no Convento de São Francisco, em Coimbra, ao som grupo Avres Serva na interpretação da Missa de Requiem, KV 626, de Wolfgang Amadeus Mozart. A versão do Requiem que vai ser apresentada tem a contribuição de muitos dos que, desde o século XVIII até aos nossos dias, têm estudado esta obra, bem como a do diretor artístico do Avres Serva, Nuno Oliveira.

O domingo, dia 11 de fevereiro, será dedicado às mulheres. O programa tem início às 15:00 com uma homenagem às mulheres que participam no projeto “Íntimo Colorido”, responsável pela criação da decoração do Carnaval.

A festa contará durante todo o dia, alternadamente, com a DJ Pati Sol, que dedica as suas atuações às sonoridades latino-afro-diaspórias. Às 17:00, o Grupo Muzenza de Capoeira vai apresentar o seu “samba de roda”. De seguida, há novo cortejo do Bloco do Beco pelas ruas da Baixa da cidade, acompanhados novamente pelo grupo CoimBrass Band.

A noite será marcada com o enérgico espetáculo de axé da cantora Adriana Ramalho e banda BackTo Bahia. O espetáculo vai contar com a participação da cantora internacional Janine Mathias, que chega diretamente do Brasil é a convidada principal deste dia.

O espetáculo vai contar, ainda, com a participação do artista local Rodrigo Silveira. O Carnaval de Coimbra 2024 encerra, depois, ao som da DJ Pati Sol.

Na Casa do Cinema de Coimbra, o serão noturno pode ser passado a assistir ao filme “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet, pelas 21:00.

O enredo conta a história de Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, do seu marido francês Samuel (Samuel Theis) e do filho Daniel (Milo Machado Graner), de onze anos. Os três vivem um ano de forma isolada numa cidade remota dos Alpes franceses. Quando Samuel é encontrado morto na neve, caído do chalé, a polícia questiona se terá cometido suicídio ou se foi assassinado. Perante a tese de homicídio, Sandra torna-se a principal suspeita.

Veja a agenda proposta pelo Notícias de Coimbra

Sábado

11:00 – Programação Infantil | Sábados para a infância, na Praça do Comércio.

13:00 – Espetáculo Infantil “Brinquedos e Brincadeiras”, com Alex Lima, na Praça do Comércio.

14:30 – “Pobres Criaturas” (Poor Things), de Yorgos Lanthimos, na Casa do Cinema de Coimbra.

15:00 – Abertura Oficial do Evento “Carnaval de Coimbra”, na Praça do Comércio.

16:00 – DJ Adri Menegale + Concentração do Bloco, na Praça do Comércio.

17:00 – Cortejo com Bloco do Beco + CoimbraBand, pelas ruas da Baixa de Coimbra.

21:30 – “Requiem”, Avres Serva, no Grande Auditório do Convento São Francisco, Coimbra.

Domingo

15:00 -Início do Evento “Carnaval de Coimbra”, na Praça do Comércio.

16:00 – Atuação da Dj Pati Sol, na Praça do Comércio.

17:00 – Apresentação Grupo Muzenza de Capoeira – “Samba de roda”, na Praça do Comércio.

17:15 – Atuação da Dj Pati com a Concentração do Bloco, na Praça da Comércio.

17:30 – Cortejo Bloco do Beco, pelas ruas da Baixa de Coimbra.

19:30 – Atuação de Adriana Ramalho e banda BackTo Bahia, com a participação especial de Janine Mathias e Rodrigo Silveira, na Praça do Comércio.

21:00 – “Anatomia de uma queda”, de Justine Triet, na Casa do Cinema de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE