Portugal

Figueiró dos Vinhos volta a receber o único TEDx de uma vila ibérica

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 15-01-2024

Imagem: TEDx Figueiró dos Vinhos

O único evento TEDx a acontecer está de volta a Figueiró dos Vinhos. Desta vez, com foco no futuro do Interior e das populações que vivem em concelhos de baixa densidade populacional.

PUBLICIDADE

A segunda edição do maior evento de conferências do mundo regressa a 25 de maio, pelas mãos de Sérgio Godinho. Depois de ter conseguido a primeira licença TEDx em 2017, o jovem da região volta a repetir o feito, em nome da revitalização do Interior. A blogger Sofia Castro Fernandes é a primeira oradora confirmada.

Sob o mote “Imaginar. Interiorizar. Inovar.”, a Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos vai abrir as portas a uma série de 10 palestras relacionadas com os desafios e as oportunidades de viver no Interior de Portugal. Sete anos depois de uma edição que levou, pela primeira vez, a marca TEDx até uma vila da Península Ibérica, a organização espera agora repetir o feito de esgotar a sala.

PUBLICIDADE

Com o apoio do Município de Figueiró dos Vinhos e da empresa de soluções tecnológicas Apollotec, a organização conta ainda com voluntários de Figueiró dos Vinhos, Lamego e Algarve. Uma novidade face a 2017, quando a equipa era totalmente local, e que mostra como o projeto cumpriu a missão de eliminar barreiras em nome de objetivos comuns.

“É fundamental organizar este tipo de iniciativas de alcance nacional em territórios de baixa densidade”, defende o licensee do evento, Sérgio Godinho. “Acredito que tem especial importância debater tópicos como a coesão territorial, o desenvolvimento económico e artístico, a tecnologia, entre outros, perto destas comunidades. Faz parte da nossa missão que, através da troca de ideias, estejamos a ajudar na capacitação dos participantes para que cada um possa ter um papel ativo no melhoramento das suas comunidades, das suas terras e, em última instância, do seu país.”

PUBLICIDADE

publicidade

Para esta edição, estão ainda previstas a exibição de vídeos da TED internacional, sessão de networking com coffee break e performances.

Os eventos TEDx são uma marca original da Califórnia que junta comunidades para debaterem temas a nível regional. Desde 2009, já se realizaram mais de 3.600 eventos em todo o mundo. Figueiró dos Vinhos prepara-se para somar mais e boas ideias a esse número.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE