Região

Festas do Bodo “unem e fortalecem” a comunidade de Pombal

António Alves | 9 meses atrás em 28-07-2023

O presidente da câmara de Pombal, Pedro Pimpão, afirmou na sexta-feira, 28 de julho, que a presente edição das Festas do Bodo “unem e fortalecem” a comunidade local. O regresso do Agro Bodo e a criação do Bodo das Freguesias são as principais novidades de um evento que se realiza até 1 de agosto.

PUBLICIDADE

Segundo o autarca, a realização das tradicionais festas são “um momento único e especial para a comunidade”, pois permite celebrar a identidade do concelho, “a nossa história, a nossa cultura e também a nossa devoção a Senhora do Cardal, padroeira desta terra abençoada e que e a génese do Bodo”.

Pedro Pimpão, que discursava na sessão de abertura das festas no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pombal e na presença da ministra da Justiça Catarina Sarmento e Castro, lembrou “a programação diversificada e rica em eventos culturais, religiosos, desportivos e recreativos” na sede do concelho.

PUBLICIDADE

Um evento que conta este ano com duas novidades: “o regresso do Agro-Bodo (que tem como objetivo a valorização do mundo rural) e para a criação do Bodo das Freguesias que tem como propósito envolver todo o concelho nesta montra maior”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Pedro Pimpão

PUBLICIDADE

publicidade

 

A ministra Catarina Sarmento e Castro recordou a sua ligação a Pombal e fez questão de salientar que as Festas do Bodo “permitem reconectar com as raízes e revisitar a lenda, mas também reinventá-la, assim lançando a ponte que une o passado, o presente e o futuro, e reavivando a proximidade entre as gerações”.

“A mensagem das Festas do Bodo permanece intacta: ontem como hoje, recorda-nos que a coragem, o esteio forte das convicções, mas também a partilha e a generosidade dos que nos rodeiam são determinantes para o sucesso que alcançamos nos desafios que a vida nos vai dando a abraçar”, frisou a governante.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a ministra Catarina Sarmento e Castro

 

Para além da cerimónia realizada nos Paços do Concelho, a inauguração das Festas do Bodo contaram com a inauguração do monumento em homenagem ao “conterrâneo Almirante António da Silva Ribeiro, nascido e criado em Pombal” na renovada praça com o nome do homenageado que liga a Central de Camionagem à Estação Ferroviária.

Uma intervenção que, como foi dito, permitiu melhorar esta entrada da cidade com a escultura da autoria de Carlos Oliveira. As Festas do Bodo arrancaram na quinta-feira, 27 de julho, com FF e a Banda Filarmónica Ilhense. Plutónio esteve em palco na noite de sexta-feira, 28 de julho. 

No sábado, 29 de julho, os cabeças de cartaz são os The Gift. Para domingo, 30 de julho, o destaque vai às 17:00 para a Missa Solene em Honra de Nossa Senhora do Cardal, seguida de procissão pelas ruas da Cidade. A banda Resistência atua na segunda-feira, 31 de julho, e para a última noite a escolha recaiu em Bonga.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a Sessão Solene nos Paços do Concelho

 

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a homenagem a Silva Ribeiro

 

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a Confrade-Mor da Confraria do Bodo

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE