Politécnico

Fernando Mendes da ESTeSC-IPC lidera associação europeia de Ciências Biomédicas Laboratoriais

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 13-11-2023

Fernando Mendes, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), foi este fim de semana reeleito presidente da European Association of Biomedical Scientists (EPBS). Esta estrutura reúne 21 associações profissionais da área das Ciências Biomédicas Laboratoriais (representando aproximadamente 250 mil Biomédicos Laboratoriais a nível europeu) na promoção das melhores práticas entre os profissionais de ciências biomédicas laboratoriais da Europa.

PUBLICIDADE

O docente, que lidera a estrutura desde 2018, cumprirá o seu terceiro mandato, numa altura em que a organização está prestes a celebrar 25 anos de atividade. Fazendo um balanço positivo do trabalho realizado – do qual destaca a aprovação dos padrões de proficiência europeus para harmonização da profissão e de guidelines de segurança e educação europeias, bem como a criação de um programa de mentoria para recém-diplomados – Fernando Mendes assume agora como principais objetivos a criação de um cartão profissional europeu de Ciências Biomédicas Laboratoriais e correta categorização da profissão a nível mundial.

A eleição aconteceu este fim de semana, em Malta, no General Governing Body Meeting da EPBS. Paralelamente a esta reunião, decorreu um Fórum de Estudantes, onde participou um aluno representante de cada país que integra a EPBS. Portugal esteve representado por Bruna Santos, estudante do 2º de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSC-IPC.

PUBLICIDADE

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Coimbra, Fernando Mendes é docente da unidade científico-pedagógica de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSC desde 2008.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE