Universidade

Faculdade de Economia da UC acolhe seminário internacional sobre Comunidades Energéticas de Autoconsumo

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 22-01-2024

Nos próximos dias 24 e 25 de janeiro a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) acolhe o seminário internacional “PowerCoop – muda o futuro”.

PUBLICIDADE

Trata-se de um seminário que tem como propósito debater os desafios da transição ecológica para uma economia neutra em carbono. Ao fazer uso de uma abordagem multidisciplinar e integradora das perspetivas jurídica, organizacional e tecnológica, entre outras, o evento analisa os impactos dessa transição na sociedade, na economia e no ambiente.

Num cenário europeu em que a pobreza energética está a alastrar aos agregados familiares mais vulneráveis, a importância da acessibilidade à energia será um dos temas em debate. A perceção de que a energia se torna sustentável encontra acolhimento não só na utilização de energias renováveis, mas também no acesso a ela por parte das comunidades e países mais pobres.

PUBLICIDADE

Organizado por Teresa Carla Trigo Oliveira (docente da FEUC), Maria José Vañó (Investigadora Principal do projeto POWERCOOP do IUDESCOOP, na Universidade de Valência) e Deolinda Meira (docente do ISCAP, do Porto), o evento reúne especialistas e instituições de grande relevo.

De entre os contributos de especialistas em áreas-chave como a economia social no domínio da energia, a pobreza energética, o papel dos consumidores e das autoridades locais no mercado da eletricidade e o desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis, destacam-se, por exemplo, os de Ana Umbelino, João Pedro Gouveia, Patrícia Pereira da Silva, Basílio Simões e Fernanda Oliveira.

PUBLICIDADE

publicidade

Por sua vez, entre as organizações envolvidas, destacam-se, entre outras, a REVES, Cleanwatts, Revolusolar, e-Redes, Copérnico, ISEG, Plural, SunEnergy, ou o Hotel Coimbra Aeminium.

Este seminário internacional tem como público alvo investigadores, docentes, estudantes dos diferentes ciclos de estudos (licenciatura, mestrado e doutoramento) e áreas de formação (ciências jurídicas, economia, gestão e tecnológica), responsáveis do poder autárquico, empresas de desenvolvimento tecnológico, instituições e organizações quer privadas quer públicas.

Simbolicamente realizado em vésperas do Dia Internacional da Energia Limpa celebrado todos os anos a 26 de janeiro, esta iniciativa reflete o compromisso da Universidade de Coimbra e da Universidade de Valência em avançar para uma sociedade mais sustentável e equitativa, e representa uma oportunidade única para aprofundar a compreensão destas questões cruciais do nosso tempo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE