Coimbra

Empresa de Coimbra recebe Prémio Fundo Europeu

António Alves | 9 minutos atrás em 05-12-2025

A vitória ocorreu na categoria Portugal + Conectado.

A Stratio, com sede no Instituto Pedro Nunes em Coimbra, venceu o Prémio Fundo Europeu na categoria Portugal + Conectado. Esta distinção foi entregue sexta-feira, 5 de dezembro, no Convento São Francisco em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o júri, a plataforma Databox foi considerada como a melhor candidata nesta categoria. Na prática trata-se de um dispositivo de hardware, desenvolvido pela Stratio, que se conecta a veículos (de frotas, comerciais, etc.) para recolher dados em tempo real de diversos sensores (motor, bateria, travões) e enviá-los para a Plataforma Stratio, uma solução de software que usa Inteligência Artificial para transformar esses dados em manutenção preditiva, otimização de operações e ecodriving, ajudando a prevenir falhas e reduzir custos.

PUBLICIDADE

É um equipamento compatível com quase todos os veículos e é a peça central que viabiliza a análise avançada de dados na plataforma da Stratio Automotive, sendo até integrada de fábrica em algumas marcas.

Os Prémios Fundos Europeus foram criados no âmbito da Mostra criada pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão que, no presente ano, decorreu em Coimbra.

Clique nas imagens e veja quem recebeu os prémios

Na categoria Portugal + Inteligente, a distinção coube à CIMRLEIRIA.06.13. Quanto à Extensao do Metro do Porto: Linha Amarela (Santo Ovidio – Vila D’Este) recebeu o prémio Portugal + Verde.

O Portugal + Próximo dos Cidadãos coube ao Fundão MEDEIA, enquanto o Programa abem: rede solidaria do medicamento recebeu o Portugal + Social.

Quanto ao Prémio Escolha do Público, a maioria dos votos coube ao sistema de videovigilancia e deteção automática de incêndios como componente de apoio à decisão da CIM Região de Leiria.

Para Cláudia Joaquim presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, estas distinções pretendem “demonstrar o impacto de projetos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento regional, social, económico e ambiental do país”.

“Queremos celebrar projetos que transformam ideias em impacto, projetos que transformam ambição em resultados e que demonstram, dia após dia, que os fundos europeus são verdadeiros impulsionadores de mudança e desenvolvimento rumo a um futuro mais coeso, mais competitivo e mais sustentável”, disse.

Veja o Direto NDC com Cláudia Joaquim

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE