Primeira Página

Em Seia o Carnaval é exclusivo para os fãs do queijo da Serra da Estrela

Susana Brás | 3 meses atrás em 10-02-2024

Até terça-feira, 13 de fevereiro, Seia é local de encontro entre sabores e saberes, na 47.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

O certame é “uma oportunidade para degustar os melhores produtos da região”, sublinha o presidente da autarquia.

A feira assume-se como a “porta, o contacto entre os produtores e os consumidores, para que estes possam estar informados da qualidade dos produtos agroalimentares produzidos na região, acrescenta Luciano Ribeiro.

PUBLICIDADE

O evento reúne, no Mercado Municipal, o que de melhor se produz no setor agroalimentar, com especial destaque para o Queijo da Serra da Estrela. Ao queijo unem-se os enchidos serranos, o pão de centeio, o vinho do Dão Sub-região da Serra da Estrela, o mel, o azeite, entre outros.

O evento conta com a participação de meia centena de expositores, entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e unidades fabris) e de produtos regionais.

PUBLICIDADE

publicidade

Os Queijos Lagos que conquistaram em 2023 a medalha de prata no mundial de queijos que decorreu na Noruega mostram-se neste certame, que “cada vez mais tem mais visitantes”, sustenta Carlos Dias funcionário da empresa.

Sabor e tradição é o que apresenta a Casa Matias na 47.ª edição. Para Sónia Pinho esta é uma oportunidade de divulgar os produtos e impulsionar as vendas.

Já o Fumeiro Artesanal de Seia traz os melhores enchidos da região.


O sabor genuíno e singular do Queijo Serra da Estrela pode também ser provado nos Queijos Tavares.

Na área circundante ao mercado, a pastorícia, que está na base deste produto, é representada na Quinta do Pastor, recriada com animais da quinta, com a ovelha Serra da Estrela a assumir lugar de destaque, e na horta criada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Este é também o momento anual para os pastores apresentarem os seus melhores exemplares, no Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, organizado pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela.

Neste evento é possível conhecer o fiel companheiro do pastor, o Cão Serra da Estrela, numa mostra assegurada pela LICRASE – Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela.

Na área circundante ao mercado, a oferta de artesanato é variada. Os bombos não faltam, bem como os chocalhos.

José Alves mostra a sua arte neste certame. Este artesão de Guimarães marca presença na Feira do Queijo Serra da Estrela há seis anos.

Os chocalhos Pardalinho também estão presentes pelas mãos de Rosário e Pedro Galvão, que representam a marca nesta região. Aqui encontramos chocados de vários feitios e tamanhos, ou seja personalizados ao gosto do cliente.

O Bolo Negro originalmente cozido nos antigos fornos comunitários de lenha, neste momento apenas uma padaria de Loriga o confeciona, trata-se da Loripão.

Para os quatro dias da feira foi ainda desenhado um vasto programa de animação, promovida em estreita colaboração com as bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e outros grupos de música tradicional.

A Feira do Queijo é promovida pelo Município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (Licrase), a Ancose, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), contando com o apoio do Turismo Centro de Portugal.

O certame abre todos os dias às 10:00 e termina às 20:00, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 16:00, e das tasquinhas que durante os primeiros três dias encerram às 23:00.

Pode ver as fotos do evento e mais no Facebook do Notícias de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE