Primeira Página

Há um bolo que só encontra em Loriga. “É português com um leve sotaque inglês”

Susana Brás | 3 meses atrás em 10-02-2024

Diz a história que o Bolo Negro é herança da colónia inglesa que no século XIX se estabeleceu em Loriga. Mas ao longo dos tempos este doce tem conquistado os portugueses.

PUBLICIDADE

“É um produto exclusivo” desta vila do concelho de Seia, disse ao Notícias de Coimbra o presidente da Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga.

Luís Costa adianta que esta iguaria “não se encontra em mais nenhuma parte do mundo, apenas em Loriga”.

O Bolo Negro originalmente cozido nos antigos fornos comunitários de lenha, neste momento apenas uma padaria de Loriga o confeciona, trata-se da Loripão.

PUBLICIDADE

Trata-se de um doce com “sabor intenso a canela, seco, mas ao mesmo tempo húmido”, relata o homem que preside a confraria que preserva os sabores desta região, frisando que a cor escura deve-se à especiaria introduzida na receita.

Podemos dizer que esta doce tentação é portuguesa, mas com um leve sotaque inglês. A receita leva ovos, açúcar, farinha, leite e umas pitadas de sal e canela.

PUBLICIDADE

publicidade

Se num primeiro momento era consumido sobretudo em épocas festivas, como o Natal, a Páscoa, com o tempo as pessoas passaram a querer desfrutar do sabor único de Loriga. E por isso o Bolo Negro é consumido todo o ano, mas tem que ser nesta localidade do concelho de Seia.

O mais famoso doce loriguense chegou a finalista distrital das as 7 Maravilhas – Doces de Portugal.

Até terça-feira a Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga mostra este doce na 47.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia.

Pode ver as fotos do evento e mais no Facebook do Notícias de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE