Saúde

Diga adeus às cotonetes. Temos o método mais indicado para limpar os ouvidos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 22-06-2023

Se procura limpar as orelhas de forma eficaz e segura, esqueça as cotonetes. Em vez disso, os otorrinolaringologistas recomendam este método simples para limpar os ouvidos.

PUBLICIDADE

Antes da explicação, saiba que os cotonetes não são adequados para limpar as orelhas. E por um bom motivo: podem causar irritação, empurrar a cera ou até lesões no tímpano.

Aconselhado pelo médico Jean-Michel Klein, otorrinolaringologista e presidente do Conselho Profissional Nacional de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial, comece por limpar a entrada do canal auditivo. Para fazer isso, use uma cureta, “uma ferramenta com ponta arredondada que se assemelha a uma pequena colher, […] é usada para remover e recuperar a cera do ouvido”, lê-se num artigo do Informe Brasil.

PUBLICIDADE

Mas “cuidado para não ir muito fundo e não fazer movimentos bruscos ao introduzir a ferramenta no ouvido, pois isso pode danificar o tímpano ou a pele”, alerta o especialista.

Limpe a parte externa da orelha, basta um lenço húmido. Realize movimentos simples e delicados de dentro para fora para remover a pele morta e as impurezas.
Se a água entrar no ouvido durante o banho, limpe suavemente a entrada do canal auditivo com uma toalha limpa ou um lenço seco. Jean-Michel Klein aconselha que “durante as férias de verão, no mar ou na piscina, o canal auditivo tende a ficar mais húmido. Deve lembrar-se de secar as orelhas depois de nadar com um secador de cabelo em baixa potência para não se queimar”.

PUBLICIDADE

publicidade

É necessário limpar a entrada das orelhas “a cada 10 a 15 dias, no máximo, não mais”, menciona o profissional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE