Educação

Dicas para arrasares no exame nacional de matemática

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-06-2020

Se antes da pandemia o exame de matemática era, para muitos, o bicho papão dos exames nacionais, este ano o cenário está ainda mais nefasto. Não foi um terceiro período nada comum e é normal que estejas nervoso com a chegada da época de exames.

PUBLICIDADE

Nada que uma boa rotina de estudo, calma e concentração à mistura com alguma dedicação não resolva. Se enfrentares muitas dificuldades, não exites em procurar uma pessoa para te ajudar a resolver os problemas e equações mais difíceis. Na plataforma Superprof vais encontrar muitos explicadores, completamente disponíveis para te ajudar a compreender as equações mais difíceis e a um preço muito acessível. Vamos lá! Mãos à obra (ou será mais cérebro à obra?). Para te ajudar, compilámos algumas dicas para te organizares no teu estudo e superares esta prova matemática.

PUBLICIDADE

Prepara um plano de estudo e cumpre-o

Não saltes nenhum dia ou momento de estudo

PUBLICIDADE

publicidade

Para seres um às na matemática e superares o exame nacional, em primeiro lugar precisas de ser muito resiliente. Faz um plano de estudo e cumpre-o religiosamente, porque assim que falhares um dia desse plano — já sabes — terás desculpas imensas para voltar a não cumprir o próximo momento de estudo. E a matemática supera-se assim: exercitar, exercitar, exercitar sem fim.

 

Reúne as provas dos anos anteriores.

Concentra-te na matéria que é uma presença assídua.

Quantos mais exames de matemática de anos letivos anteriores conseguires ter acesso, melhor. É impossível saberes na ponta do lápis toda a matéria lecionada, por isso, tenta encontrar um padrão nos exames e concentra-te nesses exercícios. Lembra-te que normalmente as funções matemáticas, incluindo as trigonométricas, são as que mais pontos te darão no exame. Faz uma busca na internet e, com toda a certeza, encontrarás exames e quizzes para praticar.

 

Relaxa. Não estás sozinho.

Encontra um explicador para te ajudar.

Já tentaste tudo. Já estás pelos cabelos e, mesmo assim, não consegues compreender um problema que tens a certeza que vai sair? Vá. Respira fundo e procura ajuda de um profissional. Hoje em dia já podes encontrar um explicador, por uma ou duas horas, de forma muito fácil e a partir de apenas 7€ à hora. Uma das plataformas que recomendamos e que tem muitas opções, na área de  matemática, em Coimbra é a plataforma Superprof. E não te preocupes: mais vale perguntar e compreender a equação, do que falhar no exame, certo?!

 

Ajuda o teu cérebro a memorizar mapas visuais ou mnemónicas

Tenta perceber que tipo de memória tens: visual ou auditiva? Se a tua memória for visual, cria um mapa visual com as diferentes funções matemáticas para te ajudar a decorá-las. Já se a tua memória, por outro lado, é mais auditiva, cria uma mnemónica para que seja mais fácil decorar. Com certeza que encontrarás ferramentas na internet.

 

Relaxa, concentra-te e lê muito bem o enunciado

No dia do exame, não saltes exercícios

Os professores de matemática sabem que um dos principais problemas dos alunos é na interpretação das perguntas. Para obter sucesso no exame, é essencial que leias o enunciado das perguntas com muita atenção. Esse é o primeiro grande passo para o sucesso. Depois, respira fundo, e mesmo que não saibas exatamente a resposta, aponta as fórmulas que achas que podem resolver o problema. Tu vais conseguir!

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE