Região

Detido outro elemento envolvido em homicídio “por ajuste de contas” na Figueira da Foz 

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 13-10-2023

O corpo de um homem foi encontrado, na tarde de 27 de agosto de 2022, num ribeiro junto ao Rio Pranto, na freguesia de Alqueidão, no concelho da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

O cadáver estava em avançado estado de decomposição, e não tinha consigo qualquer identificação, sendo provável que já estivesse naquele local há algum tempo.

O alerta foi dado às 16:35. Segundo o que o NDC apurou no local, na altura, o alerta foi dado por dois homens que estavam a pescar e viram um corpo a boiar.

PUBLICIDADE

Veja o vídeo do direto do NDC:

 

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o vídeo do direto do NDC:

 

Em outubro, do mesmo ano, a PJ deteve quatro dos cinco suspeitos do crime. O Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra determinou a prisão preventiva por matarem o homem, de 32 anos. A decisão foi determinada no primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas dos suspeitos. Tudo devido a um “ajuste de contas”.

Os detidos, com idades entre os 22 e os 64 anos, residem no concelho figueirense e tinham antecedentes criminais relacionados com tráfico de droga, mas também roubo com recurso a arma de fogo, sequestro e ofensa física agravada. “O que estará na origem dos crimes terá sido um desentendimento em negócios ilícitos”, afirmou na altura a PJ, esclarecendo que a vítima, também da Figueira da Foz, era consumidor e tinha também antecedentes de tráfico de droga.

A mesma fonte explica que os detidos terão recorrido “a muita violência, utilizando, além da força física – murros e pontapés -, objetos contundentes como paus”, acabando por provocar lesões fatais na cabeça da vítima. Posteriormente, “transportaram o corpo num carro para uma zona de terrenos agrícolas”, na fronteira entre os concelhos de Montemor-o-Velho e a Figueira da Foz, tendo deixado o corpo submerso num curso de água.

As buscas começaram e as autoridades encontraram a bicicleta da vítima em casa dos suspeitos que já teriam mudado a cor para passar de despercebida, assim como foram encontrados vestígios de sangue numa carrinha .

O quinto arguido, filho e irmão, está “acusado de omissão de auxílio e detenção de arma proibida”, descreve a mesma fonte. O Ministério Público (MP) menciona que o homem, de 41 anos, saberia do plano. Deslocou-se ao local das agressões, onde assistiu a tudo e voltou para casa sem anda fazer para a auxiliar a vítima. No momento em que decorriam as buscas, foi -lhe apreendida uma espingarda para a qual não tinha licença de uso.

O MP menciona que o arguido mais velho, de 64 anos, voltou ao local do crime para se certificar que o cadáver teria ido ao fundo.

Quatro dos cinco arguidos vão “ser julgados no Tribunal de Coimbra por homicídio qualificado e profanação de cadáver ou de lugar fúnebre”, escreve o Diário de Coimbra. O jornal consultou a acusação que descreve que o progenitor mais três filhos amararam o corpo da vítima “a um tijolo com cerca de 23 quilos e com uma corda de nylon à cintura” e “afundaram-no”.

Na quinta-feira, 12 de outubro, segundo através de um contacto com a Polícia Judiciária, o quinto arguido, da mesma família que os autores do homicídio, foi detido e irá ser presente, esta manhã, dia 13, ao Tribunal de Instrução Criminal Coimbra .

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE