Coimbra

Covid-19: Siga e partilhe as recomendações da Saúde Centro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-03-2020

Face ao evoluir da situação do Covid-19, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (DSP/ARSC) reforça que o empenho da população em acatar as recomendações das Autoridades de Saúde será decisivo na diminuição do número de pessoas infetadas com e na melhoria da capacidade de resposta dos serviços de saúde, nomeadamente hospitais.

PUBLICIDADE

O vírus transmite-se de pessoa a pessoa, pelo que é tão importante reduzir ao mínimo a proximidade entre elas e, assim, reduzir as oportunidades de infeção.

Em alinhamento com as decisões do Governo do dia 12 de março, o DSP/ARSC sublinha que a população deverá reduzir a frequência de espaços e locais públicos ao estritamente essencial, bem como toda a proximidade e contacto físico desnecessário (proximidade face a face, beijo, aperto de mão).

PUBLICIDADE

O Delegado de Saúde Regional do Centro, João Pedro Pimentel, convoca, assim, a população para a necessidade do estrito cumprimento das medidas de saúde pública determinadas, respeitando as indicações dadas pelas autoridades de saúde, particularmente no cumprimento do “isolamento profilático” ou “quarentena”.

As pessoas em quarentena deverão manter-se em casa durante o período determinado pela autoridade de saúde e estar atentos ao aparecimento de sinais e sintomas de infeção (como febre, tosse, dificuldade respiratória ou dores musculares generalizadas).

PUBLICIDADE

publicidade

O cumprimento do distanciamento social é essencial ao controlo da disseminação da pandemia de COVID-19.

Deverá ser mantida uma distância superior a 1 metro entre indivíduos e observada a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para a dobra do cotovelo e não para a mão), bem como a higiene das mãos (lavagem frequente com água e sabão ou, não sendo possível, utilizando uma solução antissética de base alcoólica).

Recomenda-se, ainda, a limpeza e desinfeção frequente de superfícies, não esquecendo interruptores, puxadores das portas, mesas e a renovação do ar interior.

Apela-se à solidariedade e à cidadania para um esforço colaborativo da parte de todos, como arma essencial para o combate a esta epidemia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE