Coimbra

Covid-19: Costa prescinde de abrir o debate quinzenal e cede a palavra inicial aos partidos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-04-2020

O primeiro-ministro decidiu prescindir da intervenção de abertura do debate quinzenal na Assembleia da República, na quarta-feira, dando logo a palavra ao primeiro partido interpelante, o PCP, disse hoje à agência Lusa fonte do executivo.

PUBLICIDADE

Segundo fonte da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares, face ao atual momento de estado de emergência em Portugal por causa da pandemia de covid-19, “o primeiro-ministro entende que devem ser os partidos a colocarem ao Governo as suas questões”.

Para o debate quinzenal desta quarta-feira, estava previsto que António Costa fizesse o discurso inicial, seguindo-se o PSD, Bloco de Esquerda, PCP, CDS-PP, PAN, PEV, Iniciativa Liberal, Chega e PS.

PUBLICIDADE

Perante a opção do primeiro-ministro, que é inédita na história dos debates quinzenais (antes mensais), a discussão em plenário, tal como aconteceu há duas semanas, será feita novamente ao abrigo da “alínea b do n.º 2 do art.º 224.º do Regimento” da Assembleia da República, em que cabe a um partido a abertura.

Na página da Assembleia da República na Internet, já consta que será o PCP a abrir o debate quinzenal, seguindo-se o PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDS-PP, PAN, PEV, Iniciativa Liberal e Chega.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois do debate quinzenal, ainda na Assembleia da República, o primeiro-ministro participa no debate preparatório do Conselho Europeu, que se realiza na quinta-feira, por videoconferência.

No Conselho Europeu, estará sobretudo em discussão entre os chefes de Estado e de Governo da União Europeia a execução dos planos de apoio aos Estados-membros já consensualizados pelo Eurogrupo, que ascendem a 540 mil milhões de euros, e o futuro plano de relançamento da economia dos 27 Estados-membros em consequência da pandemia de covid-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE