Vamos

Condeixa distingue os melhores na Poesia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-03-2021

No Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março, a Rede de Bibliotecas de Condeixa revelou os vencedores da décima edição do concurso de Poesia. Uma iniciativa que pretende criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita e promover a poesia em língua portuguesa.

PUBLICIDADE

Este ano, o Concurso de Poesia contou com um recorde de participações, com mais de 150 concorrentes, destacando-se ainda a qualidade crescente das obras apresentadas a um concurso que se divide em duas categorias, sujeitas a regulamentos distintos, de acordo com a faixa etária a que se destinam: “Poesia na Biblioteca”, para o público adulto, e “Poesia na Escola”, que se dirige às crianças e jovens.

“Folha”, do conimbricense José Manuel Bastos, “Manhãs de Abril”, do brasileiro Renato Castelo, e “Haja varandas com vista para a imaginação”, da portuense Joana Manarte, formaram o pódio na categoria “Poesia na Biblioteca”.

PUBLICIDADE

Quanto aos prémios para a categoria “Poesia na Escola”, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa, a lista dos vencedores é extensa, está dividida por escalões, e poderá ser consultada em www.cm-condeixa.pt.

Conhecido como um país de grandes e reconhecidos poetas, como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Florbela Espanca ou Sophia de Mello Breyner, e apesar da poesia ser um dos géneros literários menos explorados em Portugal atualmente, este Concurso prova-nos que podemos contar, ainda, com um fantástico universo de poetas, em constante renovação.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE