Coimbra

“Compensa comprar o dinheiro.” Assembleia autoriza empréstimo para Câmara de Coimbra adquirir edifício (com video)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-06-2021

“Compensa comprar o dinheiro para comprar o edifício” disse hoje o presidente da Câmara de Coimbra antes da votação da Assembleia Municipal que autorizou o executivo a pedir um empréstimo e a exercer o direito de preferência na compra do prédio na Rua Ferreira Borges, onde funcionou a Caixa Geral de Depósitos e que tem as traseiras envidraçadas viradas para Praça do Comércio.

PUBLICIDADE

Da justificação da compra, aprovada na ultima sessão de Câmara, Manuel Machado argumentou que as novas regras sanitárias obrigam à adaptação dos postos de trabalho dos dois milhares de trabalhadores da Câmara de Coimbra. Da despesa, o edil considera que é mais vantajoso o pedido de empréstimo do que a utilização do orçamento de gestão para a transação imobiliária.

O órgão deliberativo votou a autorização do empréstimo de um milhão e oitocentos mil euros, com 34 votos a favor, 13 contra e uma abstenção. Dos votos contra constaram a posição desfavorável do CDS e do Somos Coimbra, que consideraram que a aquisição do imóvel pela Câmara está a bloquear o investimento privado na baixa e que os serviços do município deveriam estar localizados nas ruas da “baixinha”, para as dinamizar.

PUBLICIDADE

Para o deputado do PCP, Pinto Ângelo, e em resposta irónica às acusações da direita da futura aquisição pela administração pública, se o edifício fosse comprado por um privado para “fazer um bordel” seria a “democracia a funcionar”.

Foram também 33 votos a favor e os mesmos treze votos contra que permitiram que a Assembleia viabilizasse a utilização do direito de preferência para a aquisição do edifício.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE