Economia

CoimbraMaisFuturo 2030 reforça aposta no empreendedorismo e nas novas tecnologias

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 27-07-2023

A Estratégia de Desenvolvimento Local CoimbraMaisFuturo 2030 vai assentar em quatro focos temáticos, entre eles os incentivos ao empreendedorismo de base local e à utilização das novas tecnologias, anunciou hoje o presidente da direção daquela associação.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, Nélson Lopes salientou que a nova estratégia dá também prioridade à comunidade e ao território e aos projetos de cooperação e capacitação da própria entidade.

“É uma estratégia que servirá de ferramenta para orientar a nossa intervenção no território neste período que vai até 2030”, resumiu Nélson Lopes, salientando que o documento “visa dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2015”.

PUBLICIDADE

O presidente da associação de desenvolvimento local CoimbraMaisFuturo sublinhou que se trata de uma estratégia “construída de uma forma muito participada, ouvindo muitas entidades do território, de forma que o documento fosse muito alinhado com aquilo que são as necessidades e oportunidades deste território”.

Segundo o dirigente, nesta fase foram apenas definidas as linhas gerais da estratégia a implementar no terreno até 2030, que culminou no acordo de parceria assinado hoje ao final da tarde com 37 entidades do concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“A anterior Estratégia de Desenvolvimento Local tinha 12 entidades e nesta nova estratégia entendemos desde a primeira hora ser prioritário alargar esta parceria, que teve um aumento significativo de novas entidades que subscreveram o documento e que vão dar suporte à estratégia de desenvolvimento local neste período de intervenção”, reforçou Nélson Lopes.

Na anterior estratégia, construída em 2015, a associação CoimbraMaisFuturo foi reconhecida como um Grupo de Ação Local, com a atribuição de um envelope financeiro de cerca de três milhões de euros, mais tarde reforçado com mais dois milhões.

Os cinco milhões de euros atribuídos resultaram na aprovação de 200 projetos de investimento no território, de entre cerca de 300 candidaturas analisadas, que representam cerca de 11 milhões de euros de intenção de investimento no concelho de Coimbra.

No âmbito da anterior estratégia, Nélson Lopes realçou que foram dinamizadas iniciativas relevantes no território, como a classificação das aldeias de Almalaguês e Arzila como Aldeias de Portugal, a participação na criação da Plataforma Coimbra Comércio, e a participação nos trabalhos que conduziram à candidatura da Baixa de Coimbra como um Bairro Comercial Digital, entretanto aprovado.

O dirigente destacou ainda o plano de formação executado, a instalação de uma incubadora social para ajudar desempregados a encontrar emprego e as diversas iniciativas de animação e promoção dos seus agentes e produtos, além da participação em projetos de cooperação.

“O balanço do trabalho efetuado até aqui é muito positivo e hoje é unânime que somos uma associação com uma relação muito forte ao concelho de Coimbra e que tem dado um contributo muito importante para o desenvolvimento local”, sublinhou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE