Vamos

Coimbra recebe doação das coleções de Louzã Henriques

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-08-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de doação das coleções de Manuel Louzã Henriques, compostas por instrumentos musicais, máquinas de música, máquinas de escrever, máquinas de costura, máquinas fotográficas, telégrafos e telefones, com a finalidade da sua musealização e exposição para usufruto público.  No seu despacho, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, salienta que este “é um passo importante e necessário para o acolhimento, estudo, organização e exposição pública das coleções” de Louzã Henriques.

PUBLICIDADE

A vontade dos herdeiros de Louzã Henriques e a reconhecida importância social, antropológica e etnológica das coleções faz com que a doação vá a discussão na próxima reunião camarária.

A doação tem a finalidade de exposição para usufruto público, ficando o Município de Coimbra proprietário do espólio e responsável por encontrar um local “com dignidade consentânea com a raridade e o valor cultural das coleções”, consideram os doadores, de acordo com a proposta. Devem, ainda, ser garantidas as condições de seguração e conservação necessárias.

PUBLICIDADE

A dedicação de Manuel Louzã Henriques a um vasto conjunto de atividades de natureza cultural, designadamente nas áreas da Antropologia e da Etnografia, o seu desejo de disponibilizar ao “seu povo” as suas coleções, a presença do instrumental da música de Coimbra (viola Toeira e Guitarra de Coimbra), a evidente evolução tecnológica registada na sua coleção e o importante contributo informativo e cultural são fatores fundamentais e que tornam importante a partilha do seu espólio com a cidade de Coimbra.

A coleção de Louzã Henriques integra instrumentos musicais, máquinas de música, máquinas de escrever, de costura, fotográficas e, ainda, telégrafos e telefones.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE