Coimbra

Coimbra: Museu da Água reabre a 6 de abril com visitas guiadas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 03-04-2021

A Empresa Municipal Águas de Coimbra faz saber que reabre o Museu da Água já no próximo dia 6 de abril. Para este dia, está prevista uma visita guiada à exposição “Mergulho e Hipnose”, inaugurada no passado dia 22 de março, Dia Mundial da Água, com transmissão online nas redes sociais. A visita irá decorrer às 15h00, sob orientação da curadora Helena Mendes Pereira, que conduzirá os visitantes, em grupos de cinco pessoas, na observação detalhada do conjunto de obras da coleção privada Norlinda e José Lima que estão expostas no Museu.

PUBLICIDADE

A visita terá a duração de 30 a 40 minutos, com entrada livre, agradecendo-se, porém, a prévia marcação para melhor se acautelarem as orientações de segurança sanitária. Para esse efeito, basta contactar diretamente o Museu da Água de Coimbra, através do número 239 724 167.

A exposição, que reúne um conjunto de obras da Coleção Norlinda e José Lima em comodato no Centro de Arte OLIVA em São João da Madeira, uma das maiores coleções de arte privada do país, tem como tema a saúde mental e as questões da perda ou libertação, apresentando um diálogo de interrogação às consequências deste período de pandemia e confinamento, ao mesmo tempo que celebra e reforça a importância da água enquanto recurso natural. “Esta não é uma exposição (apenas) para contemplar e entreter o olhar. É um desafio cognitivo e emocional e foi este o mote que determinou a escolha de cerca de duas dezenas de autores e obras de arte, de diferentes gerações e nacionalidades, numa busca por criar um mapa de sensações que contrariem a indiferença que pauta a pós-modernidade superficial e de consumos rápidos.”, sustenta a curadora da exposição.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A Águas de Coimbra congratula-se com a reabertura do seu espaço museológico, assegurando que todas as normas de higiene e segurança sanitária serão cumpridas. O acesso ao Museu estará limitado a um número controlado de visitantes e serão respeitadas as regras de uso de máscara, distanciamento social, higienização e etiqueta respiratória.

PUBLICIDADE

Note-se que, no período em que o Museu da Água esteve encerrado, manteve parte da sua atividade através da divulgação online das iniciativas. A exposição “De pernas para o ar”, da autoria de Ana Branco, que reuniu várias obras de ilustração, recorte, colagem e pintura, esteve patente de 15 de janeiro a 7 de março, com a exibição regular, online, de vídeos e imagens.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE