Coimbra

1 mês de festa com fartura na Romaria do Espírito Santo em Coimbra: Veja o programa

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 18-05-2024

A tradicional Romaria do Espírito Santo no largo dos Olivais, em Coimbra, teve início este sábado, 18 de maio, e dura até 16 de junho.

PUBLICIDADE

No largo dos Olivais, estão 19 stands com destaque para o artesanato, mas onde não faltam os tradicionais espaços de venda de farturas e os carrosséis para o público infantil e juvenil.

Quinquilharia, calçado, louça de Coimbra, livros, quadros, rendas, costura ao vivo e quadros pirogravados são alguns dos produtos que encontra no recinto.

PUBLICIDADE

A tradicional Romaria do Espírito Santo é o “maior evento cultural e festivo realizado” nos Olivais, salienta o presidente da Junta de freguesia.

Francisco Rodeiro garante que o certame é para continuar no Largo dos Olivais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A abertura do evento decorreu este sábado ao final da tarde.

Tiago Silva (25 de maio), Arte Públika (29 de maio) e Beatriz Villar (14 de junho) são os cabeças de cartaz da iniciativa que conta com atuações de grupos de jazz, música típica, coro, dança, filarmónica, folclore e karaoke, entre outras propostas musicais.

Na programação religiosa, a chegada do Cortejo do Imperador aos Olivais na manhã de 26 de maio e a missa solene e procissão de Santo António na noite de 13 de junho. Neste dia, tem lugar durante todo o dia a benção e distribuição do pão de Santo António.

No dia 15 de junho, decorre o desfile de marchas populares na freguesia. A partir das 20:30, vão atuar no Largo dos Olivais a Marcha Popular da Cegonheira, Marcha do Grupo Artístico de Ribeira de Frades, Marcha de Vilamar, Marcha de Travanca do Mondego e a Marcha de Santo António dos Olivais.

No entanto, este domingo, 19 de maio, pelas 17:00, acontece a Coimbrass Band e às 18:15 haverá Classes de Conjunto e Orquestra Típica Salatina.

A tarde de 30 de maio é preenchida com concertinas e cavaquinhos. O espetáculo tem início às 17:00 com o Grupo de Concertinas Os Amigos da Paródia, seguindo-se o Grupo de Cavaquinhos de Coimbra – Giroflé e por fim as Concertinas Sons de Casconha.

No dia 1 de junho decorre um  workshop de Dança Hip Hop, insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões e outras surpresas.

A tarde contará ainda com um espetáculo com o palhaço e ilusionista Mr Pickles, um espetáculo de dança organizado pelos grupos Academia Wolf Dance e Season Flores (da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra) acompanhado de espetáculo do mágico Telmo Melo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE